A quantidade de empresas que tiveram recuperação judicial concedida durante o último mês aumentou 300% em Mato Grosso, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em fevereiro de 2013, nenhuma empresa conseguiu se restabelecer no mercado, já no mês passado 3 empreendimentos conseguiram se manter no mercado mato-grossense. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Falência e Recuperações.
Em relação às recuperações judiciais requeridas e deferidas a quantidade foi a mesma no Estado no último mês, 8 empresas em cada situação. O número de falência decretada também apresentou aumento no último mês, em janeiro somente uma empresa fechou as portas, em fevereiro a quantidade aumentou para 4.
No país foram realizados em fevereiro deste ano 151 pedidos de falência, o número apresenta alta de 21,8% em relação aos 124 requerimentos efetuados em janeiro de 2014. Dos 151 requerimentos, 77 partiram de micro e pequenas empresas, 31 de médias e 43 de grandes.
Já as recuperações judiciais requeridas tiveram aumento de 6,6% em fevereiro deste ano se comparadas com o 1º mês do ano. Foram 65 solicitações realizadas no segundo mês de 2014, contra 61 no mês imediatamente anterior. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial com 43 pedidos, seguidos pelas médias (19), e pelas grandes (3).
Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento do custo financeiro para as empresas, tendo em vista as sucessivas elevações da taxa Selic, a alta do dólar e o baixo dinamismo da economia têm prejudicado a saúde financeira das empresas, proporcionando elevações tanto nos pedidos de falências quanto nos requerimentos de recuperações judiciais neste início de ano.