Economia Sábado, 09 de Agosto de 2025, 12h:46 | Atualizado:

Sábado, 09 de Agosto de 2025, 12h:46 | Atualizado:

MERCADO AQUECIDO

Setor de cervejarias cresce e se expande ao interior de MT

 

JOÃO FREITAS
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Cerveja

 

Mato Grosso se consolida como polo emergente no setor cervejeiro e já concentra 935 empregos diretos em fábricas, conforme dados do Anuário da Cerveja 2025, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta semana.

Atualmente, são 30 empresas registradas - um salto de 20% no comparativo com o ano anterior - espalhadas por 16 municípios do estado, o que indica a interiorização da produção e a diversificação do mercado. Em todo o Brasil, são 1.949 companhias especializadas na produção da bebida de origem alemã.

No contexto regional, Mato Grosso representa quase um terço das 99 cervejarias localizadas na região Centro-Oeste. Outro dado relevante é a densidade cervejeira: são 127.880 habitantes por cervejaria, o que coloca o estado na 8ª posição no ranking nacional dos mais bem-servidos nesse quesito. A produção local também demonstra diversidade. Mato Grosso já contabiliza 315 produtos cervejeiros registrados, incluindo diferentes estilos e receitas que refletem o potencial criativo dos produtores.

Esse movimento de inovação, além de elevar a competitividade das cervejarias, impulsiona o mercado nacional e local ao ampliar a oferta de produtos com valor agregado, bem como essenciais para manter a resiliência durante crises recentes. A introdução de rótulos artesanais, limitadas edições e bebidas sazonais atrai nichos de consumidores exigentes e estimula a formalização do setor.

Além dos postos diretos, a cadeia cervejeira movimenta toda uma estrutura de empregos indiretos, desde fornecedores de insumos e equipamentos até distribuidores, bares, restaurantes, consultorias e atividades relacionadas à educação cervejeira. Trata-se de uma engrenagem cada vez mais relevante, pois a cada vaga criada em uma cervejaria, outros 34 postos de trabalho se abrem ao longo da cadeia produtiva - da agricultura à distribuição, diz o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Márcio Maciel.

Produção artesanal em alta

O avanço está fortemente ligado ao crescimento das cervejarias artesanais no estado. De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), o número de negócios deste nicho em Mato Grosso cresceu 1.566% nos últimos 11 anos. O dado revela o salto expressivo do setor, que tem atraído empreendedores, movimentado o turismo gastronômico e fidelizado um público cada vez mais interessado em novidades.

O estudo ainda mostra que mais da metade dos consumidores locais esperam encontrar cervejas artesanais e coquetéis inovadores em bares e restaurantes - que demonstra uma mudança no padrão de consumo fora do lar.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet