Economia Domingo, 08 de Dezembro de 2024, 15h:40 | Atualizado:

Domingo, 08 de Dezembro de 2024, 15h:40 | Atualizado:

OPERAÇÃO PLACEBO

TJ autoriza sequestro de Creta hipotecado por ladrão de fertilizante

 

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

creta

 

O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jean Garcia de Freitas Bezerra, autorizou a devolução de um Hyundai Creta (1.6 Action 2020/2021I) à Cooperativa de Crédito Sicoob Buritis. O veículo contém uma cláusula de alienação fiduciária (tipo de hipoteca) de um empréstimo tomado por Marcelo Fernandes Pim, um dos alvos da operação “Placebo”, contra desvios de fertilizantes em Mato Grosso.

Em decisão publicada no 25 de novembro o juiz explicou que mesmo com a restrição judicial, o fato do veículo encontrar-se como garantia do empréstimo tomado em alienação fiduciária transfere sua propriedade ao credor enquanto o devedor não pagar a dívida.

“Logo, tendo em vista que a mora do devedor já foi reconhecida pelo juízo previamente mencionado – o qual, inclusive, determinou a busca e apreensão do bem em caráter liminar – bem como considerando que a coisa alienada fiduciariamente não é de propriedade do devedor, mas sim do banco credor, deve-se aplicar, ao caso, o mesmo raciocínio atinente ao sequestro criminal, que também pode ser levantado em favor da instituição financeira”, analisou o juiz.

Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), com auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a organização criminosa subtraia os fertilizantes e revendia a receptadores. Integrantes da quadrilha se faziam passar por empresários, que “esquentavam” o produto, emitindo notas fiscais falsas como se eles tivessem fabricado ou revendido o produto.

Os fertilizantes eram subtraídos durante o transporte para os verdadeiros compradores e substituídos por "placebo", materiais como sal grosso pintado com corante xadrez na cor vermelha, areia e varredura. O prejuízo estimado provocado pela quadrilha gira em torno de R$ 40 milhões.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet