Economia Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 23h:09 | Atualizado:

Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 23h:09 | Atualizado:

GUERRA PELA TERRA

TJ manda 105 famílias deixarem fazenda invadida em MT

Empresa do agro comprovou posse do imóvel de 40 mil hectares

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

fazenda-pasto.jpg

 

A juíza da 2ª Vara de Direito Agrário de Cuiabá, Adriana Sant’Anna Coningham, confirmou a decisão liminar que determinou a reintegração de posse da fazenda Santa Terezinha, localizada em Vila Rica (1.170 Km de Cuiabá). A área em disputa possui dois mil hectares e é parte de uma propriedade maior - um latifúndio de 40 mil hectares.

Com a decisão, publicada no último dia 25 de julho, 105 famílias correm o risco de ser despejadas para atender a uma sociedade anônima (S/A), Actio Agro Invest, e outras duas pessoas. Segundo informações do processo, as famílias, que formaram a associação Monte Hermon - Projeto de Assentamento Crisóstomo I e II iniciaram a ocupação no ano de 2022.

“O primeiro movimento de pessoas na área foi percebido por um funcionário da fazenda arrendada, aproximadamente em julho de 2022 , pouco antes da eleição presidencial. Esse funcionário viu pessoas entrando em um pedaço de mata, fez um boletim de ocorrência, e a polícia foi ao local, mas não encontrou ninguém. O gerente apenas informou que havia ‘rastro de madeira’ e ‘rasto de motosserra derrubando árvore’”, revelam os autos.

A juíza entendeu na decisão que os documentos apresentados pela Actio Agro Invest e dois outros produtores rurais atestam que a fazenda Santa Terezinha não é de propriedade da associação. “O polo representado por Paula Abreu Barcellos, Daniel de Paiva Abreu, e Actio Agro Invest S.A., autores da ação de reintegração de posse, juntaram aos autos o CAR e CCIR da integralidade da propriedade, contrato de parceria agrícola, onde constam todas as benfeitorias existentes na área”, dizem os autos.

A associação revela que chegou a constituir um advogado mas que ele teria “abandonado” o processo. A decisão ainda cabe recurso.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet