Esporte Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2016, 13h:55 | Atualizado:

Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2016, 13h:55 | Atualizado:

Notícia

Adjunto de Esporte e Lazer destaca o lado social da competição

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Uma atividade que gera emprego e renda para o pipoqueiro, o comerciante, o rapaz do churrasquinho e promove entretenimento às camadas mais pobres da sociedade. A definição é do secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, sobre o Campeonato de Futebol Amador “Peladão”. A competição, realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer, irá reunir 200 times de Cuiabá, Várzea Grande e região. 

A abertura oficial do Peladão ocorreu na noite desta segunda-feira (22), no Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, no bairro Verdão, em Cuiabá. O evento foi concorrido e contou com a presença de autoridades políticas, como o governador Pedro Taques, e a grande maioria dos representantes dos times que irão participar da competição.

Em seu discurso, Sinohara fez questão ressaltar o caráter social do Peladão. Conforme ele, às vezes, esse tipo de atividade é a única opção de lazer da periferia. “É um evento muito agregador onde você pode presenciar famílias inteiras assistindo às partidas. E com certeza é um tipo de lazer que afasta muita gente do mundo do crime”, ressaltou.

Devido à força social do projeto, o gestor destacou que intenção é ampliar ainda mais o Peladão nos próximos anos para que a competição se torne o maior campeonato de futebol amador do Brasil. A meta é ultrapassar o Peladão de Manaus, que conta atualmente com 600 equipes inscritas.

Para isso, a proposta do Governo do Estado é fazer com que o campeonato se expanda atingindo todo o território de Mato Grosso, até o final da gestão, em 2018. Já essa primeira edição vai contar com times apenas da Baixada Cuiabana e região. “A fala do governador Pedro Taques é sempre no sentido de alcançarmos até o último mato-grossense, aquele mais carente, que mais necessita das ações do governo”, ressaltou o secretário adjunto de Esporte e Lazer.

Um dos coordenadores do Peladão, Tiego Poli Kiesque, reforçou a fala de Sinohara. Ele acrescentou que nos próximos anos o campeonato vai investir nas categorias de base e também haverá uma competição para os jogadores masters, acima dos 50 anos. “Nosso intenção também é retomar a Rainha do Peladão (concurso de beleza)”, afirmou.

Essa será a primeira edição do campeonato promovida pelo Governo de Mato Grosso. Nas oito edições anteriores (2005 – 2012), o Peladão foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá. Ficou parado por quatro anos e agora será retomado pela gestão estadual. O evento conta com a emenda parlamentar do deputado estadual Wilson Santos.

A primeira rodada da competição será neste sábado (27) e domingo (28). Ao todo serão 100 partidas disputadas nos 64 campos e miniestádios espalhados por Cuiabá e Várzea Grande. A final do Peladão será disputada no dia 27 de agosto, na Arena Pantanal. O time campeão leva para casa um carro zero quilômetro. Já o segundo colocado será contemplado com uma moto.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet