No começo da tarde de quinta-feira a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica da Série C do Campeonato Brasileiro. A principal polêmica foi a inclu-são do Ipatinga na competição.
Na última semana, a entidade soltou um comunicado, no qual rebaixava o time mineiro. O torneio começará no dia 27 de abril.
O Cuiabá, representante de Mato Grosso, estreia dia 27 de abril, em casa, diante do Betim-MG. Os 20 clubes serão divididos em dois grupos de 10.
Os quatro primeiros de cada chave avançarão às quartas-de-final, com cruzamento de Grupo A x Grupo B. Os dois últimos de cada grupo, na primeira fase, serão rebaixados.
O Grupo B terá Caxias, Macaé, Guarani, Madureira, Duque de Caixas e Mogi Mirim, todos remanescentes da última Série C. Completam a chave, São Caetano e Guaratinguetá, rebaixados na Série B, e Juventude e Tupi, vindos da Série D.
Já o Grupo A terá mudanças. O Ipatinga, que teve sua participação confirmada, passará para a chave de ‘cima’. Na última temporada, os mineiros fizem parte do grupo de times da região sudeste e sul, mas agora terá que viajar para o Nordeste e Norte.
Sendo assim, o estado de Minas Gerais terá um representante em cada grupo. Além dos mineiros, Águia, Cuiabá, CRB, Fortaleza e Treze disputaram a competição ano passado e voltarão a se reencontrar na primeira fase. Se juntam ASA e Botafogo, rebaixados da Série B, Botafogo-PB e Salgueiro-PB, que conquistaram o acesso na quarta divisão.