17:20
Curtindo as férias em Diamantino (180 km de Cuiabá-MT), Vinicius Scardua Rocha, meio-campista da categoria de base do Santos, abre seu coração e comenta o grande momento que está vivendo, morando no estado de São Paulo. O atleta destaque de um dos maiores clubes brasileiros revela quais seus sonhos, seus inspiradores e como descobriu o dom de jogar futebol. O pai de Vinícius, Emerson Jesus Rocha, também fala sobre a rotina e como é dedicar a vida à carreira do garoto há mais de 10 anos.
Vinicius tem 13 anos, treina desde os 03, e foi com o pai que começou seus primeiros passos com a bola e quem o encorajou a ter a vontade de brilhar no futebol. "Meu pai sempre me treinou, ele sempre falou que eu jogava muito bem", recorda.
O jogador, que já foi camisa 10 do time, preserva a humildade e mantém os pés no chão, mas seus sonhos são ousados e suas inspirações vêm dos melhores do mundo. "Eu sempre quis jogar na Europa, jogar em times grandes de São Paulo. Eu sempre admirei os meio-campistas Toni Kross, do Real Madri e De Bruyne, do Manchester City. No Brasil, eu gosto muito do Paketá, do Neymar e Renato Augusto", conta.
Emerson, que é educador físico, descobriu as habilidades naturais do garoto e isso fez com que os treinos começassem cedo. "O Vinicius tem uma afinidade com a bola desde pequeno. A bola é o brinquedo que ele mais gostava. Eu percebi que com três anos ele já tinha facilidade de aprender. Ele já tinha força de vontade além do dom", lembra.
O talento aliado à personalidade de Vinícius são características marcantes de um craque que joga em alto nível. "Eu acredito muito no Vinícius por conta da determinação e persistência dele. Sempre que eu aplicava algum fundamento ele ficava até aprender e fazer com êxito", avalia.
Há quatro anos na base do Santos, a rotina de quem está no processo de formação é mais árdua do que a de uma criança comum. Além do foco no treino, Vinícius precisa conciliar a escola, as competições, enquanto o pai já dividiu a maior parte desse tempo para cuidar, educar, lavar e até cozinhar. "Foi uma lição para os dois, um momento que será levado para a vida toda. Só de estar no Santos, neste clube gigantesco, já é uma vitória, ele já é um vencedor", afirma Emerson, que agora conta com o auxílio da esposa Patrícia Rabaioli para executar as tarefas diárias.
As expectativas para o futuro do atleta diamantinense são as melhores. "Com a benção de Deus, o que eu espero é que o Vinícius seja um homem com muito caráter, grato honre e valorize as oportunidades que esse clube (Santos) está dando para ele com toda vontade e dedicação. Eu sempre digo que ele tem que se divertir jogando futebol, porque é o dom que Deus deu", completa.
O secretário de esporte e lazer de Diamantino, Jeferson Grolli, destaca que a história de Vinícius representa o valor do esporte, da dedicação e coragem. "Acompanhar a evolução de um atleta da nossa cidade é muito prazeroso. Esperamos que, com isso, esta geração de crianças e jovens seja inspirada pela prática esportiva nas diversas modalidades à disposição da comunidade. Parabéns ao Vinícius pelas conquistas até aqui e desejo que ele nos surpreenda cada dia mais com seu brilho no futebol".
José
Domingo, 15 de Janeiro de 2023, 09h50paula
Sábado, 14 de Janeiro de 2023, 21h16Rubens José Lucas
Sábado, 14 de Janeiro de 2023, 17h49