O Cuiabá amargou sua terceira derrota consecutiva sem balançar as redes ao perder por 1 a 0 para o Botafogo-SP, na noite desta segunda-feira (30), na Arena Pantanal, pela 14ª rodada da Série B. O revés mantém o Dourado na sétima colocação da tabela, com 21 pontos, e acende o sinal de alerta após mais uma atuação em que o time criou, mas não soube concluir.
O técnico Guto Ferreira lamentou o desperdício de oportunidades e reforçou a necessidade de fortalecer o setor ofensivo, que passou em branco mais uma vez.
— Se você pegar o volume de ataque e finalizações, talvez esse tenha sido um dos jogos que nós mais finalizamos dentro de casa. O detalhe é ser mais incisivo — afirmou o treinador.
O confronto teve um momento decisivo aos 14 minutos do segundo tempo, quando Derik Lacerda teve a chance de abrir o placar em cobrança de pênalti, mas parou em boa defesa do goleiro Victor Souza. A resposta do Botafogo veio minutos depois, aos 27, em jogada veloz pela direita: após erro no meio-campo do Cuiabá e falha no sistema de marcação, Jonathan Cafú avançou com liberdade e serviu Jefferson Nem. O atacante finalizou para a defesa parcial de Mateus Pasinato, e no rebote, Carrillo empurrou para as redes.
Guto analisou o desempenho da equipe e destacou a estratégia de reforçar o meio-campo com a entrada de Calebe, além de elogiar a movimentação ofensiva no primeiro tempo.
— Fechamos um pouco mais o meio com o Calebe, que fez uma boa partida enquanto esteve em campo. A dobradinha do Max com o Mateus no primeiro tempo foi responsável pelas principais jogadas de ataque. Faltou a gente ter mais chegada dentro da área para concretizar essas jogadas — avaliou.
O treinador também comentou sobre a busca por alternativas ofensivas dentro do elenco, ressaltando a necessidade de adaptar características individuais ao estilo de jogo do time.
— A busca é essa: encontrar soluções com o que temos para fortalecer nosso ataque. Há jogadores que podem associar, trazer a bola para dentro, chutar, cruzar. Algumas dessas situações foram executadas no primeiro tempo, e precisamos insistir nelas com mais presença na área — pontuou.
Apesar da má fase — com seis gols sofridos e nenhum marcado nas últimas três rodadas —, Guto garante que o trabalho para corrigir os erros segue firme.
— Até então, tínhamos feito gols em todas as partidas. Infelizmente, nos últimos três jogos não conseguimos. Hoje tivemos a chance com o pênalti, criamos outras situações, mas não fomos felizes. Temos que melhorar, sim, e estamos trabalhando para isso — completou.
O Cuiabá volta a campo no próximo sábado (5), pela 15ª rodada da Série B, contra o Remo, às 15h (horário de Mato Grosso), no Estádio Mangueirão, em Belém.