Convocado pela primeira vez pelo técnico Roberto Mancini para integrar a seleção italiana no dia 19 de março deste ano, o zagueiro natural de Glória d’Oeste, Rafael Tolói, estreou na Eurocopa, na quarta-feira (16). A partida marcou a classificação da Itália para próxima fase ao vencer a Suíça pelo placar de 3 a 0.
O mato-grossense iniciou a partida no banco de reserva, mas entrou em campo na segunda etapa no lugar do atacante Domenico Berardi. Na reta final, o defensor deu assistência para o atacante Ciro Immobile marcar o terceiro da "Azzurra".
Rafael está na Itália há mais de cinco anos, período de residência exigido pela Fifa, que aceitou o pedido da Federação Italiana de Futebol (Figc) para alterar a nacionalidade do jogador. Em todo período no futebol italiano, o zagueiro teve uma breve passagem pela Roma, quando foi emprestado pelo São Paulo em 2014, na temporada seguinte assinou contrato definitivo com a Atalanta, equipe por qual disputou mais de 200 partidas.
Revelado pelo Goiás, clube pelo qual estreou profissionalmente no ano de 2008, o zagueiro não é o único brasileiro a representar a Itália. Além de Rafael, o lateral-esquerdo Emerson Palmieri e o volante Jorginho também foram chamados. Ambos pertencem ao Chelsea, da Inglaterra, atual campeão da Uefa Champions League.
Parte da família do atleta é de Treviso, na região do Vêneto, no norte da Itália. Após o processo da Fifa, Tolói conseguiu ser oficialmente naturalizado em fevereiro e já em março convocado pela primeira vez em partida da Data Fifa.
A versatilidade do jogador chamou a atenção do técnico da seleção italiana. Rafael Tolói é zagueiro por formação, mas também pode ser improvisado na lateral-direita, foi assim que foi usado na formação de Mancini.
Além da estreia na Eurocopa, o atleta já participou de duas partidas pela Itália, contra Lituânia, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, e San Marino, em amistoso preparatório.