O Palmeiras manteve o jejum de vitórias ao empatar sem gols com o Santos na tarde deste sábado. O resultado fez o clube alviverde registrar o pior início de temporada deste século -- a última vez que a equipe teve um desempenho inferior ao atual foi em 1999, quando somou apenas seis pontos nas seis primeiras partidas oficiais.
Na atual série, o Palmeiras do técnico Marcelo Oliveira venceu somente um confronto oficial até aqui, com mais quatro empates e uma derrota. Com o resultado obtido contra o Santos, o clube superou a série negativa da temporada 2001. Naquela ocasião, a equipe venceu o sexto jogo do ano e chegou à marca de oito pontos em três duelos do Rio-SP e três do Paulistão.
O pontapé inicial do Palmeiras em 2016 em jogos oficiais foi animador -- antes, o time disputou dois amistosos no Uruguai (venceu o Libertad por 2 a 0 e ficou no 0 a 0 com o Nacional-URU. Na estreia do Campeonato Paulista, o time foi a Ribeirão Preto e venceu o Botafogo por 2 a 0.
Na sequência, o Palmeiras empatou com São Bento (2 a 2) e Oeste (0 a 0), além de ser derrotado pelo Linense. Na última terça-feira, a equipe ficou na igualdade com o River Plate-URU, na primeira partida da Libertadores.
O próprio Marcelo Oliveira admite que a falta de vitória influi no desempenho dos jogadores dentro de campo. Segundo ele, a fase ruim traz ansiedade, que atrapalha em alguns momentos decisivos dos jogos.
"A ansiedade está presa a uma grande vitória. Uma grande vitória para comemorar, encontrar o caminho de vez e ganhar confiança. A confiança vem do trabalho intenso, leal, mas vem do resultado também", disse Marcelo Oliveira depois do empate no clássico.
Mais uma série sem vitórias
Desde que Marcelo Oliveira assumiu o Palmeiras, somente uma vez o time ficou mais de quatro jogos sem vencer. O fato se deu na reta final da temporada, às vésperas da segunda final da Copa do Brasil.
Àquela altura, o Palmeiras somava seis jogos sem nenhum triunfo, com quatro derrotas e dois empates. O time reagiu justamente na decisão com o Santos, ao vencer por 2 a 1. Depois, nos pênaltis, o time alviverde garantiu o título da competição.