No mês de aniversário de Várzea Grande, maio, o Município abriu a contagem regressiva para receber a Tocha Olímpica que percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade no dia 23 de junho. Restando 37 dias para a passagem do maior símbolo dos Jogos Olímpicos, o clima de alegria e motivação dita o ritmo dos preparativos para a festa que Várzea Grande fará para recepcionar a Tocha. Nessa semana, a Tocha está percorrendo municípios do Espírito Santo, de onde segue para o estado da Bahia.
A viagem da Tocha, vinda diretamente da Grécia para o Brasil, começou no último dia 3 de maio, em Brasília, e se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Até agosto a tocha vai atravessar 329 cidades do país durante 95 dias, quando será levada todos os 26 estados e o Distrito Federal.
A alegria em ser uma das cidades que receberão a tocha está estampada por Várzea Grande. No último domingo, dia 15, quando o Município completou 149 anos de fundação, as Olimpíadas foi tema recorrente no desfile cívico e militar, protagonizado pelos estudantes da rede pública de ensino. Cada uma das escolas participantes tratou do tema com uma particularidade, inclusive dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, que serão realizados de 7 a 18 de setembro, no Rio de Janeiro.
Na semana passada a Comissão Organizadora do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, de Várzea Grande, se reuniu com atletas indicados pela prefeitura municipal e escolhidos pelo Comitê Olímpico organizador da Rio 2016, para fazer o revezamento da Tocha no trajeto traçado dentro da cidade. A Tocha Olímpica, que estará o tempo todo amparada por um corredor humano no percurso definido ao Município, sai do Aeroporto Marechal Rondon, passa pelas principais ruas e avenidas, tendo como ponto final a Avenida Couto Magalhães, na altura do segundo ponto do banco Bradesco.
“Várzea Grande será a porta de entrada do Comitê Olímpico no Estado, já que o aeroporto está localizado no nosso Município. Teremos uma oportunidade ímpar para divulgar a nossa diversidade cultural, mostrando para o Brasil e para o mundo, os nossos atletas, as nossas personalidades, o nosso patrimônio cultural e nossas belezas naturais”, avalia a prefeita municipal, Lucimar Sacre de Campos.
ROTA - A Tocha Olímpica chega a Várzea Grande no dia 23 de junho, às 10h e percorrerá 2 quilômetros na cidade a partir da saída do aeroporto. A cada 200 metros, um atleta-condutor faz revezamento da Tocha.
A Tocha percorrerá trecho da Avenida Filinto Müller (até a pizzaria Vijomar) e segue para a Avenida Couto Magalhães. O revezamento em Várzea Grande tem início às 11h46, quando o símbolo Olímpico segue da rotatória do aeroporto para cumprir o trajeto pela cidade. Assim que os 2 quilômetros forem percorridos, a tocha será entregue ao Comitê Olímpico, que a conduzirá até Cuiabá, onde será revezada por mais 23 quilômetros.
Os atletas-condutores locais são referências no esporte de Várzea Grande, conquistaram ouro nas modalidades esportivas em que participaram em campeonatos estadual, nacional ou internacional, conforme prevê regulamento do Comitê Olímpico Rio 2016. Em Várzea Grande fazem parte do revezamento: Nasser Untar Pereira (futebol), João Cesar Neto (futebol), Carlos Henrique Pedroso (futebol), Andreza Silva Benevides (futsal), Daniel Portela Santos (jiu-jitsu), Emilly Renata de Oliveira Leite (karatê), Igor Gonçalves Queiroz (arremesso de peso), Eurides Roberto (futebol), Luciano Marcelo de Campos (volei) e Fischer Silva Untar de Oliveira (hapkido).