Mundo Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 06h:00 | Atualizado:

Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 06h:00 | Atualizado:

DESINFORMAÇÃO

AGU aciona influencer bolsonarista por fakes sobre catástrofe no RS

Ele espalhou mentiras sobre atuação de militares diante das enchentes

O GLOBO

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

pablo marcal e bolsonaro

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou, nesta quarta-feira, uma ação judicial para ter o direito de resposta diante de publicações falsas feitas pelo influenciador Pablo Marçal, sobre as enchentes no Rio Grande do Sul.

O pedido ocorre após Marçal publicar vídeos afirmando que as Forças Armadas estariam inertes diante da calamidade pública. O influenciador também fez postagens citando que a Secretaria da Fazenda do RS estava barrando os caminhões de doação, impedindo a distribuição de comida e marmitas, o que é mentira. A ação foi proposta na Justiça Federal de Barueri (SP), devido ao local onde Marçal reside.

O órgão destaca que as fake news prejudicam o enfrentamento da crise, podendo, inclusive, desencorajar a entrega de donativos e prejudicar resgates.

Na petição, a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), vinculada à AGU, pede que a Justiça determine que o influenciador publique, em seus perfis no Instagram, TikTok e Facebook, uma resposta da União com informações sobre a atuação dos militares na calamidade.

A ação da AGU destaca que as Forças Armadas têm trabalhado desde o dia 1º de maio no resgate de pessoas, atendimentos médicos, transporte de equipes, materiais e arrecadação e entrega de donativos para a região. Somados, Exército, Marinha e Aeronáutica, a operação conta com um efetivo de quase 12 mil militares, além de 94 embarcações, 348 veículos, quatro aeronaves e 17 helicópteros. Essa é a maior operação conjunta já realizada na história militar brasileira.

A AGU aponta que o direito de resposta está previsto na Constituição Federal e é necessário para promover o esclarecimento do conteúdo e manter a integridade da informação em prol de toda a sociedade.

Na peça, a AGU destaca que Marçal dissemina, intencionalmente, a mentira de que um único empresário teria disponibilizado mais aeronaves do que a Força Aérea Brasileira (FAB) para as ações no RS. O órgão destaca que o influenciador digital tem grande alcance, com 8,4 milhões de seguidores só no Instagram.

“Não se questiona, portanto, a capilaridade nociva de que se reveste um vídeo com conteúdo de desinformação, especialmente se produzido por alguém a quem a sociedade reputa possuir uma maior confiabilidade, em razão da popularidade que possui”, diz a AGU em trecho da petição.

Na quarta-feira, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a Polícia Federal seria acionada para investigar mentiras sobre a catástrofe no Rio Grande do Sul. O inquérito para apurar o caso foi aberto hoje.





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • Galileu

    Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 16h23
  • Há sem dúvida, ausência de explicação da Folhamax com o Bolsonaro. Toda não conformidade que ocorre no mundo está sempre associada ao Bolsonaro. Imagina se o Presidente do Brasil fosse o Bolsonaro no caso desta catástrofe. O Bolsonaro seria enterrado vivo. Mas o Pres, é Lula e eles só passam pano.
    0
    0



  • Carlos Nunes

    Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 13h32
  • Pois é, Fake News é invenção COMUNISTA pra esconder a verdade. Mas a Verdade sempre aparece. O SBT denunciou...acusaram a jornalista de ter feito Fake News...mas a Verdade apareceu: tá na matéria " Após denúncia do SBT, ANTT admite que caminhões com doações foram multados no Rio Grande do Sul". Parem com essa Narrativa furada de Fake News...isso vai prejudicar MILHÕES DE PESSOAS. Fico imaginando tio NOÉ, lá na Bíblia, tentando alertar todo mundo, sobre o dilúvio, e uma turma de idiotas, dizendo pra não acreditar no tio NOÉ, porque ele táva fazendo Fake News. Aí veio o dilúvio e matou meio mundo. Era melhor terem deixado tio NOÉ fazer o alerta geral. Que mané Fake News, que nada.
    7
    2



  • Dona Dulcineia Assis

    Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 11h56
  • morro de medo dessa gente que faz fake news por causa de politica de bolsonaro. Credo eu so quero saber a verdade e nao mentiras de politico pra atacar o outro. Grata
    2
    5



  • Observador

    Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 11h11
  • O SBT deletou, em minutos a notícia falsa. E afirmou, ter compromisso com a verdade. Todos os órgãos de fiscalização já estão orientados à não cobrarem notas fiscais e os caminhões com donativos passam direto. Que esse vagabundo seja multado em algumas centenas de milhões de reais .
    4
    3



  • Max

    Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 10h00
  • Folhamax a fóto na noticia não tem nada haver com o Grande BOLSONARO.
    12
    6



  • cinico

    Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 09h37
  • globo e lula em ação contra o povo de bem.
    12
    11



  • Dimas Lima

    Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 09h00
  • Seria Fake News divulgar que uma noticia é Fake News não sendo Fake News?
    12
    4



  • Eduardo Pedroso

    Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 08h30
  • O que AGU ( órgão público ) está se metendo com briga de CNPJ ???? Falta de serviço ? ou está sendo manipulado pela esquerda que persegue a direita ?? Muito óbvio diante o desvio de função !
    13
    5



  • João Gomes

    Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 08h07
  • Estes Bozolóides estão fazendo sensacionalismo barato, pra ganhar likes e engajamento, pois este fato pode ter ocorrido no início das doações para o RS, pois os servidores das balanças rodoviárias e Fiscais não estavam autorizados a liberar as cargas de doações, mas o governo fez o Decreto e liberou as doações da Fiscalização e as multas foram anuladas, ou seja, foi feito o devido processo legal, agora os Bozonaristas fazem sensacionalismo barato com este fato pra ganhar dinheiro na Internet.
    8
    17



  • Carlos Nunes

    Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024, 06h52
  • Pois é, ontem no Programa Oeste Sem Filtro, o assunto foi abordado...o SBT fez uma Reportagem denúncia sobre isso. Realmente caminhões foram impedidos de levar produtos pra ajudar a população, e foram até multados. O Diretor, que controla o Transporte Terrestre Nacional, fez um comunicado, que foi exposto pelo Programa Oeste Sem Filtro, admitindo a culpa e informando que as multas serão canceladas. Resumo dessa Ópera Tupiniquim: faltou a famosa LOGÍSTICA, pra recepcionar as centenas de caminhões, aviões, etc, que levarão toneladas de produtos pras vítimas da enchente. Começaram a parar os caminhões, exigir notas fiscais, etc,..quem não tinha foi multado. Não existe NOTA FISCAL pra doações. Espalharam que o Jornalismo do SBT táva fazendo Fake News. Não táva. Só narrou Fatos. Fake News é invenção COMUNISTA pra esconder a verdade. Quando o COVID apareceu em Wuhan, Dr. LI WELIANG quis alertar o mundo sobre o perigo da doença. Mas foi impedido...recebeu em casa a visita da Polícia COMUNISTA chinesa, que o obrigou a retratar e dizer que não tinha perigo nenhum. Pro Governo COMUNISTA Chinês, Dr. LI só táva fazendo um baita do Fake News. Resultado: quase 1 BILHÃO de pessoas Infectadas no mundo...e MILHÕES de Mortos. Era melhor terem deixado Dr. LI alertar o mundo. Nessa embromação de Fake News, quase quiseram agora ferrar o SBT, por causa de Reportagem denúncia: realmente caminhões foram parados, multados...impedidos de levar produtos pra população. Faltou a tal da LOGÍSTICA pra isso. O Diretor da ANTT reconheceu que caminhões foram parados e multados...e disque as multas serão canceladas. Será???????
    35
    15











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet