Um estudante da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) denunciou ter encontrado um pano dentro do purê de cará servido no Restaurante Universitário (RU) do campus de Goiabeiras, em Vitória. O caso ocorreu durante o jantar da última terça-feira (29), por volta das 18h, e foi relatado pelo aluno nas redes sociais e também à própria universidade, que informou que vai apurar o caso.
Olive Gonçalves, de 23 anos, estudante de bacharelado em Música na Ufes, contou que havia acabado de sair de uma reunião com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Propaes), responsável pelo restaurante, quando foi jantar no RU.
"Ironicamente, eu estava saindo de uma reunião com a Propaes. Eu fiz meu prato e, na hora de pegar o purê de cará, eu peguei uma parte que achei que era queijo, mas quando estava comendo eu vi que estava muito fibroso pra ser queijo", relatou o estudante.
Antes de começar a gravar, ele ainda mexeu no prato para entender do que se tratava. "Fui mexendo no purê e tentando ver se era algo do próprio cará, mas aí puxei pra ver se soltava e, quando estendi, vi que era um pano", disse ele. Após perceber o objeto estranho no alimento, Olive disse que não conseguiu terminar a refeição.
"Esperei meus amigos terminarem e, quando a gente levantou, fui entregar o prato pra nutricionista pra falar que tinha encontrado um pano no meio da comida. Ela ficou chocada, falou que aquilo não deveria ter acontecido, pegou o prato e levou pra um outro setor pra mostrar o que tinha acontecido", contou.
No dia seguinte, segundo o estudante, outra nutricionista o procurou durante o almoço para solicitar um relato escrito sobre o ocorrido. Ela informou que o caso seria investigado.
Procurada pela reportagem, a Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR) da Ufes confirmou que a equipe de nutrição responsável pelo jantar foi informada da reclamação. O alimento foi descartado e a universidade afirmou ter iniciado uma apuração, incluindo rastreamento dos ingredientes e revisão dos protocolos operacionais.
Em nota, a DGR reforçou ainda que "todos os procedimentos relacionados à produção das refeições seguem rigorosamente as normas estabelecidas para serviços de alimentação coletiva". Informou ainda que o restaurante possui videomonitoramento nas áreas de preparação e conta com supervisão constante e presencial.
Larvas já foram encontradas em marmitas do RU
Larva encontrada por aluno da Ufes no RU. Espírito Santo
Essa não é a primeira vez que a alimentação servida no RU da Ufes é alvo de críticas por parte dos estudantes. Em 2022, larvas foram encontradas em marmitas distribuídas pela universidade, o que levou à rescisão do contrato com a empresa fornecedora à época.
A universidade afirmou que dará continuidade à apuração interna e que medidas cabíveis serão tomadas, caso sejam identificadas falhas nos procedimentos.
Em outro caso, que aconteceu em abril de 2024, larva e mosquito foram encontrados no mesmo dia em comida de restaurante de universidade federal. Na época, o aluno disse que pegou o brócolis na mão e confirmou que se tratava de uma larva inteira.
Posicionamento da Ufes na íntegra
A Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR) da Ufes informa que a equipe de nutrição responsável pelo jantar no RU de Goiabeiras recebeu reclamação de um usuário sobre a presença de um elemento estranho presente em seu prato. Diante disso, imediatamente o alimento foi descartado e foram iniciados os procedimentos de investigação para rastreamento e revisão dos procedimentos operacionais.
A DGR ressalta que todos os procedimentos relacionados à produção das refeições seguem rigorosamente as normas estabelecidas para serviços de alimentação coletiva. Além disso, o restaurante conta com videomonitoramento das áreas de preparação das refeições e equipe de supervisão constante e in loco.
Essas medidas têm como principal objetivo garantir a segurança alimentar dos usuários do restaurante, assegurando não apenas uma alimentação balanceada e de qualidade, mas também a preservação da saúde de todos.