A procura pela vacina contra a dengue disparou, mas clínicas particulares estão suspendendo a aplicação por falta de doses. Na rede pública, a vacina deve começar a ser distribuída ainda este mês.
A Roberta e o Guilherme tomaram uma dose antes de uma viagem internacional em novembro de 2023 e, nesta quarta-feira (7), foram receber a segunda. “Eu já tive dengue em 2016 e foi realmente muito forte. Senti na pele, não quero novamente não”, diz o servidor público.
A demanda pela vacina disparou nos últimos meses. Foram 709 doses aplicadas em setembro de 2023 e quase 5 mil em janeiro de 2024. Em uma clínica particular em Belo Horizonte, a procura foi tanta que as doses previstas para serem aplicadas o ano inteiro já acabaram. O que ainda resta está reservado para completar o esquema vacinal de quem já começou a imunização.
“A gente está fazendo uma lista que é para, se tiver oferta da vacina, a gente entrar em contato”, conta Geraldo Barbosa, dono da clínica.
Em Goiás, a vacina sumiu das clínicas. “Ainda tem muita procura, mas, infelizmente, não temos no estoque”, afirma enfermeira.