Mundo Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018, 09h:01 | Atualizado:

Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018, 09h:01 | Atualizado:

SUSTENTÁVEL

Cariocas fazem pranchas com garrafas pet

 

O GLOBO

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

garrafaspet.jpg

 

O forte calor fez os cariocas lotarem as praias no último fim de semana da primavera. Foi uma prévia do que vem por aí. Os dias devem continuar muito quentes até a chegada do verão, na próxima sexta-feira. A previsão é que o recorde do ano seja batido amanhã, com a sensação térmica na casa dos 45 graus. O jeito é encontrar soluções criativas e divertidas para enfrentar as altas temperaturas. No Leme, uma prancha de stand up paddle feita com garrafas PET fez sucesso nestes sábado e domingo.

Projeto de alunos de Oceanografia da Uerj, o Stand UPET animou a garotada. Breno Sontel, que é um dos idealizadores da prancha, contou que levou para a praia o modelo mais recente, depois de aperfeiçoado, para testes neste fim de semana.

O projeto-piloto da prancha foi reproduzido por estudantes que viram o modelo criado pelo surfista catarinense Jairo Lumertz. Por aqui, cada uma delas, feita com garrafas que vão para o lixo, custa R$ 200, enquanto uma prancha de stand up convencional fica, em média, em R$ 3 mil.

— Descobrimos o vídeo com o passo a passo, e decidimos tentar. Iniciamos um projeto de educação ambiental a partir dessa prancha.

Com 11 pranchas produzidas, o Stand UPET virou um projeto de extensão da Uerj com outras vertentes ligadas à educação ambiental. Segundo Breno, o maior custo para a produção é com a cola de poliuretano. A universidade ajuda fornecendo materiais aos alunos, que pleiteam uma bolsa para o ano que vem. Além das aulas de educação ambiental em escolas, eles também planejam realizar oficinas na instituição.

— A prancha é só um exemplo do que temos que mudar na nossa relação com o lixo e com a natureza. A partir da prancha, desenvolvemos outros projetos como os de uma horta urbana na Urca, compostagem, biblioteca comunitária e limpeza de praia. A prancha foi a porta de entrada para envolvermos jovens em outras atividades — disse.

No Leblon, praias lotadas: sol vai seguir durante toda a semana Foto: Custódio Coimbra / Agência O GloboNo Leblon, praias lotadas: sol vai seguir durante toda a semana Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

A brincadeira com a prancha ecológica amenizou o calorão. Neste domingo, os termômetros chegaram a 34,5 graus, na Vila Militar. Segundo Marcelo Pinheiro, meteorologista do Climatempo, as altas temperaturas se devem a uma massa de ar quente que se intensificou sobre a Região Sudeste, dificultando o avanço das frentes frias.

— Esta semana vai seguir o mesmo padrão da anterior , em que registramos, na quinta-feira, o dia mais quente do ano no Rio, com 39,6 graus e sensação térmica de 45 graus — disse o meteorologista.

Também teve mergulho longe da praia, na piscina do Parque Lage. A Escola de Artes Visuais abriu neste domingo a exposição de encerramento do ano letivo. As crianças e os pais puderam aproveitar o dia na piscina, onde brincaram de bingo aquático, além de se refrescarem. Também foi realizada uma feira de livros. A festa terminou com performance de Cabelo e a apresentação de Manata e Laudares como DJs.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet