Diplomatas da União Europeia preparam uma reunião de emergência em Bruxelas (Bélgica), na segunda-feira (28), para discutir o agravamento da crise na Ucrânia e novas sanções contra a Rússia, afirmaram fontes neste sábado.
Três fontes, falando em condição de anonimato, disseram que a reunião deve ocorrer em torno do meio-dia de segunda-feira, pelo horário local.
Mais cedo, o G7, grupo que reúne os países mais industrializados, concordou com a imposição de novas sanções contra a Rússia. O G7 é composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá.
Esta pode ser a segunda vez que o Ocidente impõe sanções à Rússia pela tensão política e militar que se estabeleceu entre os dois países desde a realização do referendo que validou a anexação da Crimeia à Rússia, em março.
Caso adotem essas novas sanções, adicionais ao pacote de punições já imposto em março, os EUA e a União Europeia terão aplicado as mais abrangentes sanções à Rússia desde o fim da Guerra Fria (1947-1953).