Mundo Quarta-Feira, 03 de Abril de 2024, 23h:00 | Atualizado:

Quarta-Feira, 03 de Abril de 2024, 23h:00 | Atualizado:

HUNGRIA

Embaixada demite funcionário após foto de Bolsonaro vazar

Ex-presidente passou dois dias na embaixada

FOLHA DE S. PAULO

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

bolsonaro embaixada hungria

 

A embaixada da Hungria fez demissão após o vazamento de imagens do seu circuito interno de segurança que mostram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou dois dias na missão diplomática em Brasília. A informação do desligamento de dois funcionários locais brasileiros foi revelada pela CNN Brasil. A Folha confirmou que houve demissão de pelo menos um colaborador da embaixada.

 

A reportagem tentou contato com o embaixador húngaro, Miklós Halmai, mas não obteve resposta. A presença do ex-presidente no local foi revelada em março pelo The New York Times, que divulgou vídeos do sistema de segurança interno mostrando que Bolsonaro chegou à embaixada na noite de 12 de fevereiro e permaneceu no local até dia 14.

Quatro dias antes, a PF havia apreendido o passaporte de Bolsonaro, no âmbito de uma investigação que apura uma trama golpista liderada pelo ex-presidente para mantê-lo no poder apesar da derrota eleitoral para Lula (PT). Segundo a CNN, a embaixada demitiu os empregados locais que tiveram acesso ao sistema interno de câmeras mesmo sem ter comprovado a participação deles no vazamento. 

O ex-presidente é aliado próximo do líder da Hungria, Viktor Orbán, um dos principais expoentes da extrema-direita na Europa. O New York Times diz que as câmeras mostram que Bolsonaro estava acompanhado de dois seguranças quando permaneceu na embaixada.

O jornal americano descreve ainda os momentos em que Bolsonaro aparece no sistema interno de segurança da embaixada. O carro com o ex-presidente chega na missão diplomática por volta das 21h do dia 12, uma segunda-feira. Os registros indicam que ele teria sido albergado na parte do edifício em que há apartamentos para visitas.

As imagens também mostram o ex-presidente caminhando pelo estacionamento da embaixada no dia seguinte. Ele deixa o complexo no meio da tarde do dia 14. Os funcionários locais da embaixada não estavam trabalhando por causa do feriado de Carnaval.

Eles teriam sido comunicados no dia 14 para permanecerem em casa até o final da semana, ainda segundo o The New York Times. Caso Bolsonaro permanecesse dentro da missão diplomática, em tese ele não poderia, por exemplo, ser alvo de uma ordem de prisão, por tratar-se de um prédio protegido pelas convenções diplomáticas.

No dia em que chegou à embaixada da Hungria em Brasília, Bolsonaro ainda divulgou um vídeo convocando apoiadores para a manifestação na Avenida Paulista em seu apoio, que aconteceu no dia 25 de fevereiro. O ato reuniu milhares de simpatizantes em São Paulo e foi uma demonstração de força política do ex-mandatário. Ele pediu anistia aos processados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

A Polícia Federal decidiu investigar a permanência de Bolsonaro na embaixada húngara. O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu prazo para que Bolsonaro explicasse a hospedagem.

Em resposta, a defesa do ex-presidente afirmou que ele não tinha o receio de ser preso quando se hospedei na embaixada e que é "ilógico" pensar em tentativa de fuga.





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Carlos Nunes

    Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024, 07h18
  • Pois é, aí, comentaristas políticos começam a dizer que: depois dessa vazação de informações sigilosas diplomáticas, todos os países ficaram EM ALERTA. Insegurança Total. Bolsonaro foi apenas em detalhe...tem coisas em jogo muito mais importantes. Vai que filmam, gravam, ou pegam informações importantes dentro das Embaixadas e mandam pros países pouco amigos. Brasil, depois dessa, não é mais seguro. Ontem um Jornalista americano deu uma entrevista bombástica: segundo ele, tem provas que, em 2022, o TSE espionou milhares de pessoas no Brasil e no mundo inteiro, através do TWITTER. Forçava o Twitter a passar informações sigilosas sobre milhares de fulanos e cicranos, dentro e fora do Brasil. Quem será que o TSE bisbilhotou? Será que foram Senadores e Deputados Federais? Ou Banqueiros? Ou barôes do AGRO? Ou donos de TV's, Jornais, Revistas, etc? Ontem o tio Jornalista jogou foi a MERDA no ventilador...e segundo ele, o novo dono do TWITER tem provas disso. MERDA no ventilador espalha de tudo quanto é lado...e fede pra burro. É essa a tal Democracia que a turma aqui no Brasil defende? Fuçar a vida dos outros pra saber o que pensam, falam e escrevem. Isso é bem COMUNISTA. Acontece nos países onde não tem Liberdade de Opinião e Expressão nem Imprensa Livre nem Partidos políticos opositores e a Religião é vigiada. Na Nicarágua prendem padres, freiras, pastores, que ousam criticar o Governo.
    1
    1



  • Carlos Nunes

    Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024, 06h57
  • Tem que demitir mesmo. Onde já se viu queimar nossas atitudes misteriosas e secretas? Inadmissível. Grato
    1
    0



  • Reizinho

    Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024, 00h55
  • Ainda bem que o vazamento foi de foto. Poderia ter sido fecal...huhuhhu
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet