O Flamengo levou a melhor no confronto da parte de cima da tabela com o Palmeiras e encostou na liderança. Neste domingo (25), o Rubro-Negro bateu o Alviverde por 2 a 0 no Allianz Parque, pela décima rodada do Brasileirão. Arrascaeta abriu o placar de pênalti, marcado após o árbitro rever o lance no monitor do VAR. Na etapa inicial, o Verdão teve um a favor, mas Rossi defendeu. Diante da desvantagem, o adversário se lançou ao ataque em busca do empate. O Fla, porém, segurou a pressão encaixou uma ótima jogada no fim para ampliar a vantagem com Ayrton Lucas.
Com o resultado, o Fla chegou aos 21 pontos e segue na segunda posição do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, por sua vez, tem 22 e aparece na liderança.
Agora, o foco do Flamengo é na Libertadores. Para confirmar a vaga nas oitavas de final, o Rubro-Negro vai enfrentar o Deportivo Táchira na próxima quarta-feira (28), a partir das 21h30, no Maracanã.
O jogo
O Flamengo encontrou dificuldades no primeiro tempo. A equipe de Filipe Luís teve dificuldade para impor seu estilo de subir a pressão, manter a posse de bola e sufocar o adversário desde o início. O Palmeiras foi o time que teve mais a posse de bola no começo e teve a melhor chance da etapa inicial.
Por volta dos dez minutos, Facundo Torres tentou o cruzamento, e a bola explodiu no braço de Varela. Ramon Abatti Abel assinalou o pênalti na hora, mas ainda havia dúvida se o toque era na mão ou fora. O VAR também chamou o árbitro para o monitor, mas a decisão foi mantida após uma longa revisão. Piquerez foi para a cobrança, mas Rossi salvou o Rubro-Negro.
O lance pareceu dar um ânimo ao Flamengo, que conseguiu finalmente ir ao ataque. No entanto, faltou criatividade para ser perigoso. Não por acaso, Weverton precisou fazer apenas uma defesa, em chute fraco de Cebolinha, nos acréscimos. E Rossi, do Flamengo, pouco trabalhou depois do pênalti.
O segundo tempo começou aberto, mas o Rubro-Negro era a equipe com mais volume ofensivo e criou chances claras. Na primeira, Bruno Henrique foi acionado pelo lado direito e tinha Michael livre na área. Ele tentou o cruzamento, mas o marcador conseguiu o desviou e mandou para escanteio.
Publicidade
A segunda foi parecida. Arrascaeta recebeu com liberdade pelo mesmo lado, mas caiu na área após disputa com Murilo. O árbitro mandou o lance seguir, porém minutos depois foi chamado ao monitor do VAR. Ramon viu braço faltoso do zagueiro e assinalou a infração. O próprio uruguaio foi para a cobrança e abriu o placar, aos 28 minutos.
A partir daí, o Palmeiras se lançou ao ataque em busca do empate. O Palmeiras pressionou o Flamengo, mas não conseguiu furar o sistema defensivo rubro-negro.
E aos 42 minutos, após cobrança de lateral, Pedro acionou Wallace Yan, que tocou de primeira para Ayrton Lucas. A zaga do Palmeiras tentou o corte, mas a bola voltou novamente para Wallace Yan, que voltou a servir o lateral-esquerdo. Cara a cara com Weverton, o camisa 6 não desperdiçou e selou a vitória.
Ficha técnica
Palmeiras x Flamengo
Data e hora: 25/05/2025, às 16h
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Flaco López, Murilo e Piquerez (PAL) / Rossi e Wallace Yan (FLA)
Cartões vermelhos:
Gols: Arrascaeta (0-1) (28'/2ºT) / Ayrton Lucas (0-2) (42'/2ºT)
PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)
Weverton; Giay, Gustavo Gómez (Raphael Veiga) e Murilo; Mayke (Maurício), Emiliano Martínez, Lucas Evangelista (Luighi) e Piquerez; Estêvão, Facundo Torres (Paulinho) e Vitor Roque (Flaco López).
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Gerson (Danilo) e Arrascaeta (Wallace Yan); Everton Cebolinha (Michael), Luiz Araújo (Ayrton Lucas) e Bruno Henrique (Pedro).