As gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, de um ano e 6 meses, foram separadas em uma cirurgia de mis de 15 horas de duração no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD) de Goiânia neste sábado. As bebês compartilhavam diversos órgãos e estruturas com fígado, intestino, genitália e ossos da bacia e foram operadas pelo cirurgião pediátrico e deputado federal Zacharias Calil (União-GO).
Naturais do município de Igaraçu do Tietê (SP), elas estão internadas desde a última quinta-feira na unidade hospital na capital de Goiás para a realização do procedimento, custeado pelo SUS. A cirurgia teve início por volta das 11h30 da manhã de ontem e passou por etapas de separação de órgãos que eram compartilhados por ambas ao longo da tarde, em um revezamento entre as equipes médicas de anestesia, urologia, ortopedia e cirurgia plástica. De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, 60 profissionais de saúde foram mobilizados.
A separação foi concluída por volta das 1h24 da madrugada deste domingo, segundo uma atualização publicada no perfil de Kalil. No post, ele também informa que as bebês passarão agora por uma etapa de reconstrução dos tecidos e órgãos e fechamento das aberturas.
O médico também compartilhou em suas redes o momento em que informou os pais das gêmeas que a separação havia sido concluída. "Hoje, no Dia das Mães, vivi um dos momentos mais emocionantes da minha trajetória. Poder olhar nos olhos dessa mãe e dizer: “Suas filhas estão bem, conseguimos”… é algo que não se explica, apenas se sente", escreveu na legenda do post.