Mundo Terça-Feira, 25 de Março de 2025, 20h:00 | Atualizado:

Terça-Feira, 25 de Março de 2025, 20h:00 | Atualizado:

CHOCANTE

Jovem tem falência renal após treino intenso de pernas; entenda

Rapaz de 21 anos não tinha nenhum problema de saúde prévio

O TEMPO

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

agachamento

 

Um homem de 21 anos teve uma lesão grave nos rins após um treino intenso de membros inferiores, popularmente conhecido como 'treino de pernas'. O caso foi publicado no periódico 'Medicine' por um grupo de médicos e pesquisadores da China.

O rapaz, que não teve sua identidade revelada, chegou ao pronto-socorro com histórico de dores nas pernas e presença de sangue na urina há cerca de dois dias. Ele afirmou aos médicos que as dores começaram depois de um treino intenso de pernas na academia e que ele não tinha nenhum problema prévio de saúde.

Os exames de sangue mostraram uma alteração severa na função renal do paciente, como um aumento significativo de creatinina e ureia. Ele foi diagnosticado com rabdomiólise causada por exercícios físicos. Segundo os médicos, a condição é rara, mas o aumento da popularidade da 'cultura fitness' indica um crescimento nos casos, sobretudo após aulas de crossfit e spinning, exercícios mais intensos.

Após pouco mais de uma semana de internação e hidratação contínua, o paciente teve uma boa recuperação e foi liberado para realizar o restante do tratamento em casa. Ele não precisou passar por diálise, mas a lesão no rim pode levar até um ano para se curar totalmente.

O que é a rabdomiólise

A Rabdomiólise é uma doença caracterizada pela destruição das fibras musculares e pode ser causada por exercícios intensos. À medida que os tecidos musculares são acometidos, o corpo libera substâncias na corrente sanguínea, afetando rins e sistema urinário. Isso leva aos sintomas como dores localizadas, febre e sangue na urina (apresentado por urina de cor marrom escuro).

No estudo de caso, os médicos alertaram para a necessidade de diagnóstico precoce e assertivo em casos semelhantes. "Os exercícios físicos são uma tendência global, e qualquer pessoa que participe de esportes pode desenvolver a doença. Para melhorar o prognóstico, esperamos que haja um consenso maior no diagnóstico e um sistema de prevenção mais eficaz no caso das lesões renais", afirma a publicação.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • sidney

    Terça-Feira, 25 de Março de 2025, 21h07
  • nunca houvi falar isso, sera que não tem nada a ver com as picadinhas????
    1
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet