Um estudante apelidado de “menino dobrado” devido a uma condição debilitante da coluna que torceu seu corpo em forma de Z, está um passo mais perto de ficar em pé. Jiang Yanchen, 19 anos, da província de Shandong, na China, sofre de espondilite anquilosante, que dobra sua coluna para trás a ponto de sua cabeça e nádegas ficarem a centímetros de distância.
A condição – que Jiang tem desde a escola primária – causa inflamação na coluna e normalmente dor nas costas, rigidez e inchaço. O caso de Jiang é particularmente grave e raro, pois sua coluna estava contorcida para trás em um ângulo de 180 graus. Isto deixou-o em constante agonia e dificultou-lhe andar, comer e até respirar, já que a sua capacidade pulmonar era 20% da de um adulto saudável. Jiang foi submetido a duas cirurgias de alto risco em maio e agosto de 2023, ambas as quais o deixaram em estado crítico, informou o South China Morning Post.
Wang Yu, médico-chefe do Departamento de Ortopedia do Hospital Universitário de Pequim, descreveu o processo da primeira operação. "Quebramos a coluna cervical, esticamos e estabilizamos com uma armação. A armação permaneceu em seu corpo durante o processo." A armação incluía um anel de cabeça e uma cinta que se estendia por sua coluna. “A próxima etapa é afrouxar a estrutura e endireitar a coluna, seção por seção”, explicou Yu. "Travando, afrouxando, travando e afrouxando, continuamos repetindo essas etapas."
Jiang foi transferido para a unidade de terapia intensiva do hospital após a primeira operação. Os médicos temiam que ele tivesse sofrido uma possível lesão nervosa, pois tinha dificuldade para mover os membros. Sua mãe, Yu Meiying, disse aos repórteres que seu filho acordou com dores intensas após a cirurgia, de acordo com um vídeo do South China Morning Post. “Meu filho sofreu muito”, disse ela, em lágrimas.