O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), elogiou na noite deste domingo (10/8) o vídeo que o youtuber Felca publicou na quarta-feira (6/8), no qual acusa o influenciador Hytalo Santos de sexualizar crianças e adolescentes em postagens nas redes sociais.
“O vídeo do Felca sobre a adultização das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão. Obrigado, Felca. Conte com a Câmara para avançar na defesa das crianças”, escreveu no X (ex-Twitter).
Felca, que tem cerca de 13 milhões de seguidores no YouTube e no Instagram, fez uma série de críticas a Hytalo Santos. Na gravação, o influencer diz que ele não apenas sexualiza crianças e adolescentes, como também produz conteúdos voltados a homens pedófilos.
O influenciador fala sobre a adultização de crianças, termo que se refere a quando jovens agem de forma semelhante a adultos. Ele diz que o material publicado por Hytalo é “nefasto” e um “circo macabro”, em busca de engajamento.
Ainda no vídeo, Felca ressaltou que o principal problema, além da sexualização de crianças e adolescentes, mora no tipo de público que consome esses materiais. “A problemática disso é que, dentro do público do Hytalo Santos (…) existem também homens adultos, e eles não assistem pelas dinâmicas divertidas da casa”, declarou.
Assista:
Dois dias após a publicação de Felca, o perfil no Instagram de Hytalo Santos foi tirado do ar. Quem tentasse acessar a página se deparava com a mensagem: “Infelizmente, esta página não está disponível”. Ainda não se sabe se a conta foi apagada pela plataforma ou desativada pelo próprio influenciador.
Relembre o caso
Hytalo Santos enfrenta uma investigação do Ministério Público da Paraíba, por suspeita de exploração de menores. O caso começou a ganhar atenção após uma denúncia anônima ao MP, que está conduzindo um inquérito desde dezembro.
A promotora Ana Maria França, responsável pela investigação, está focada em apurar se Hytalo explora adolescentes que vivem com ele. O influenciador se autodenomina “pai” dessas jovens e sempre compartilhou suas vivências em suas redes, mostrando como ajuda esses jovens em situação de vulnerabilidade.
A maior parte da polêmica envolve Kamyla Maria Silva, conhecida como Kamylinha, uma das “filhas” adotivas de Hytalo, que recentemente anunciou que estava grávida de Hyago Santos, irmão do influenciador. No entanto, em 23 de maio, Hytalo comunicou em suas redes sociais que Kamylinha sofreu um aborto espontâneo. O caso gerou ainda mais críticas, quando se soube que outras duas menores sob o cuidado de Hytalo também estariam grávidas.