Mundo Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 13h:00 | Atualizado:

Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 13h:00 | Atualizado:

INQUÉRITO

MP investiga Bolsonaro por fake news contra o presidente Lula

Ele associou Lula a regime do ex-ditador Bashar al-Assad

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

bolsonaro.jpg

 

O Ministério Público do Distrito Federal abriu inquérito contra Jair Bolsonaro (PL) para apurar se o ex-presidente cometeu crime contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por associá-lo a violações de Direitos Humanos. A suspeita é que Bolsonaro tenha publicado, em um aplicativo de mensagens, uma imagem que vincula o presidente Lula ao regime de Bashar al-Assad, ex-ditador da Síria, associando-o a execuções de pessoas LGBT+.

O caso será investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

(CORREÇÃO: O g1 errou ao informar que a Polícia Federal havia aberto um inquérito para apurar a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na verdade, no dia 7 de julho, o Ministério da Justiça pediu à PF para investigar o episódio. No entanto, após uma manifestação do Ministério Público do Distrito Federal, a investigação ficou a cargo da PCDF. A reportagem foi corrigida às 12h39).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Ricardo Lewandowski, havia pedido em 7 de julho para a Polícia Federal investigar o episódio. O suposto crime chegou ao conhecimento da pasta por meio da denúncia de um cidadão.

A solicitação de abertura de inquérito havia sido um procedimento protocolar. Pela lei, cabe ao ministro da Justiça pedir abertura de investigação sobre possíveis crimes contra a honra do presidente da República.

Contudo, após manifestação do Ministério Público do Distrito Federal, que reconheceu a competência da Justiça estadual para apurar o caso, a investigação ficou sob a responsabilidade da Polícia Civil de Brasília.

Em dezembro de 2024, o ex-presidente Bashar al-Assad deixou Damasco após quase 25 anos no poder, em uma ofensiva rebelde relâmpago que deu início a um período de transição.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Carlos Nunes

    Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 15h08
  • Pois é, isso não é novidade...Mais uma perseguição feroz contra Bolsonaro. Um comentarista político já disse que Bolsonaro é o Presidente mais perseguido da História do Brasil.Tudo começou com a facada. Tio ADÉLIO, meio débil mental, fácil de manejar, recebeu a missão: MATA O BOLSONARO SENÃO ELE ELEGE. A facada foi dada. Quase Bolsonaro foi morar na cidade dos pés juntos, o popular cemitério. Quanto ao Irão, não existe Direitos Humanos por lá. Lá costumam levar os e as homossexuais pro prédio mais alto, e empurrar pra baixo. Essa é a realidade dura, nua e crua. No começo do Governo do tio Lula, em 2023, dois navios de Guerra do Irão ficaram atracados em portos do Rio de Janeiro. Tio Alckmin participou da posse do Presidente do Irão e até saiu numa foto, sentado perto dos maiores terroristas do mundo. O exército de Israel matou todos da foto, não sobrou um chefe terrorista. Da próxima vez é bom tio Alckmin olhar perto de quem vai sentar...e dependendo de quem, ficar bem distante. Por causa dessa foto, os Estados Unidos & Israel tão de olho vivo no Brasil. Irão é inimigo declarado dos Estados Unidos e Israel. No dia da posse do Presidente iraniano, a turma de terrorista gritou bem alto: o MORTE À AMÉRICA. E tio Alckmin, que é pacífico a beça, perto deles. VÔTE!
    1
    0



  • alexandre

    Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 13h07
  • Absurdo, cada vez que lules abre a boca....
    2
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet