A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou uma operação nesta segunda-feira (26) contra um grupo que supostamente vendia medicamentos falsos e anabolizantes. A ação acontece após uma mulher parar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois de adquirir e aplicar um Ozempic falso. Exames indicaram que o produto consumido pela vítima era, na verdade, insulina.
A Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro (DLAV/DEIC) cumpre sete mandados, dois deles são de prisão. Um dos detidos, que foi preso em Jaraguá do Sul, era responsável por enviar os medicamentos. Os mandados são cumpridos em três cidades de Santa Catariana e no Catalão, em Goiás.
O grupo adquiria medicamentos vencidos, removia as datas de validade reais e adulterava-as para datas válidas. Um gráfica era responsável por produzir caixas idênticas às originais dos medicamentos. Já a comercialização acontecia por meio de redes sociais, com valores abaixo do mercado.
Durante a operação, foram apreendidos veículos de luxo e imóveis adquiridos com o lucro ilícito foram apreendidos e indisponibilizados para posterior reparação às vítimas. Os investigados poderão responder ainda por tentativa de homicídio com dolo eventual.