Por causa da lotação, uma pessoa precisou tomar soro em pé na tenda de acolhimento para pacientes com dengue em São Sebastião, no Distrito Federal, na manhã desta sexta-feira (9) (veja vídeo acima).
O registro foi feito pela equipe da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF (CLDF), que fez uma vistoria nas unidades de saúde da região. Por causa da lotação, havia alguns pacientes aguardando em pé e outros, sentados no chão.
Ao g1, a Secretaria de Saúde disse que o paciente, no momento da filmagem, estava sendo transferido de tenda. "Como o atendimento é organizado por fluxo e condição clínica de cada paciente, as transferências são comuns entre os espaços das Tendas de Hidratação", informou a pasta.
De acordo com o boletim epidemiológico da pasta divulgado na segunda-feira (5), foram confirmadas 11 mortes por dengue no DF. A maioria das mortes, é de homens com mais de 60 anos – oito são homens e três são mulheres.
Ao todo, são 47.417 casos prováveis registrados pelo SES, um aumento de 1.120,6% se comparado ao mesmo período de 2023, quando foram 3.793 casos prováveis.
Início da vacinação
A vacinação contra a dengue começou nesta sexta-feira. O primeiro grupo a ser contemplado foi o das crianças de 10 e 11 anos. A imunização começou às 8h em 10 pontos (clique aqui e confira os endereços).
A Secretaria de Saúde orienta que os pais ou responsáveis acompanhem o atendimento e levem o documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança. Não é necessário agendamento.
Inicialmente, o governo anunciou que a vacinação era para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No entanto, a orientação mudou.
A mudança ocorreu após o Distrito Federal receber menos da metade das doses esperadas. Na quinta-feira (8), chegaram 71.708 vacinas, mas a estimativa era do recebimento de 194 mil doses.