Levantamento feito pelo Instituto Datafolha e divulgado neste domingo (11) pelo site do jornal "Folha de S. Paulo" aponta que, para 70% dos brasileiros, há corrupção no governo Jair Bolsonaro.
Veja o resultado:
Corrupção no governo Bolsonaro:
Sim, existe corrupção no governo Bolsonaro: 70%
Não existe: 23%
Não sabe: 7%
A pesquisa ouviu 2.074 pessoas com mais de 16 anos nos dias 7 e 8 de julho. Foram entrevistadas pessoas acima de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
De acordo com os dados levantados pela pesquisa, a maioria dos entrevistados também acha que há corrupção nos contratos do Ministério da Saúde.
Veja o resultado:
Corrupção nos contratos do Ministério da Saúde:
Sim, houve corrupção por parte do governo na compra de vacinas: 63%
Não houve corrupção: 25%
Não sabe: 12%
Corrupção nos contratos do Ministério da Saúde
Bolsonaro sabia da corrupção no ministério:
Bolsonaro sabia das suspeitas de corrupção: 64%
Não sabia: 25%
Não sabe: 11%
Entre os que acreditam que o presidente tinha conhecimento sobre a existência de corrupção na pasta, 72% possuem entre 16 a 24 anos, 71% são nordestinos. Com relação àqueles que acham que o presidente não sabia, 36% ganham entre 5 e 10 salários mínimos e 44% são empresários.
Ainda, segundo a pesquisa, os entrevistados que mais acreditam que há corrupção na gestão do presidente Jair Bolsonaro são: mulheres (74%), jovens (78%), moradores do Nordeste (78%) e pessoas que reprovam o governo (92%).
Entre os empresários ouvidos, 50% acreditam que há malfeitos no governo e 48% discordam.
Com relação ao grupo que acredita que não há corrupção no governo Bolsonaro, 29% têm mais de 60 anos, 31% são moradores das regiões Norte ou Centro-Oeste e 28% são homens.
A pesquisa também abordou a percepção do eleitorado sobre novos casos de corrupção.
Veja o resultado:
Percepção da corrupção no governo:
Vai aumentar: 56%
Vai ficar como está: 26%
Vai diminuir: 13%
Conhecimento sobre investigações
A pesquisa questionou ainda sobre investigações específicas envolvendo o governo. Neste caso, 70% disseram estar informados, 22% bem informados, 34% mais ou menos informados e 9% mal informados.
Entre as investigações que envolvem o governo federal, está a que foi aberta pela Procuradoria da República no Distrito Federal para apurar a compra da vacina Covaxin, produzida na Índia. O imunizante é o mais caro negociado pelo governo federal até agora, e o contrato acabou suspenso.
O contrato foi firmado entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos, empresa responsável pela ponte entre o governo federal e o laboratório que produz a vacina na Índia. O caso também está sendo investigado pela CPI da Covid.
Em depoimento à Comissão, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, disseram ter relatado ao presidente Jair Bolsonaro as suspeitas envolvendo a compra da vacina.
A CPI da Covid também investiga uma suposta negociação paralela de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, onde o então diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, teria pedido propina de US$ 1 por dose do imunizante.
Entre os entrevistados que declararam estar informados sobre investigações que envolvem o governo, 74% avaliam que o presidente tinha conhecimento de tudo. Entre os defensores do impeachment, esta taxa chega a 89%.
Já no grupo que diz confiar em Bolsonaro, segundo o Datafolha, 71% acreditam que ele não sabia dos problemas.
Evangélico
Segunda-Feira, 12 de Julho de 2021, 08h51Cuiabano do centro
Domingo, 11 de Julho de 2021, 22h16Boisonaro
Domingo, 11 de Julho de 2021, 21h50Floresbina Aposentada
Domingo, 11 de Julho de 2021, 20h12Nicola
Domingo, 11 de Julho de 2021, 18h44