Mundo Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024, 10h:00 | Atualizado:

Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024, 10h:00 | Atualizado:

UOL

Preços de carros elétricos e híbridos estão despencando

 

UOL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

carroseletricos.jpg

 

As vendas de carros elétricos e híbridos zero-quilômetro dispararam em 2024 no mercado brasileiro, impulsionadas pelos preços competitivos de montadoras chinesas.

Se você está pensando em comprar um automóvel novo com esse tipo de propulsão, é bom saber que, provavelmente, terá dificuldades na hora de revendê-lo.

Conforme estudo inédito da plataforma de compra e venda de veículos InstaCarro, elétricos e híbridos usados e seminovos têm ofertas até 16% menores que carros à combustão e até 30% abaixo da Tabela Fipe.

De acordo com este levantamento, em 2024, o Toyota Prius 2018 é anunciado, em média, por apenas 69,5% do valor da Fipe. Em contraste, o Hyundai HB20 2022 alcança ofertas médias de 86% do preço de mercado.

Por que tanta desvalorização?

Essa diferença nas ofertas pode parecer surpreendente, mas reflete as incertezas que ainda cercam os veículos elétricos e híbridos. A preocupação com a durabilidade e o custo de manutenção do sistema elétrico é um dos principais fatores que influenciam essa desvalorização.

Afinal, a substituição de componentes como a bateria de um veículo elétrico pode representar um investimento significativo. Além disso, a falta de infraestrutura de suporte e a escassez de informações claras sobre a vida útil desses sistemas contribuem para a hesitação dos consumidores e lojistas.

Essa desconfiança é o motivo alegado pelo empresário José Eduardo Affonso para não trocar seu Caoa Chery Tiggo 5 por um modelo eletrificado. Affonso diz que não tem nada contra os híbridos, pois já teve um Ford Fusion Hybrid 2014 - porém, vê com certo ceticismo a viabilidade de um carro elétrico puro.

"Já considerei a aquisição de um elétrico usado, mas não me convenci. O que mais preocupa é a revenda. Se for para perder muito mais dinheiro do que os carros a combustão, então não vale a pena".

Preços tentadores

Em concessionárias multimarcas, como a Carrera, por exemplo, dá para encontrar anúncios com preços bastante tentadores. Lá, na última sexta-feira (28/6), estavam disponíveis oito veículos híbridos e elétricos das marcas GWM, BYD, Nissan, Toyota e JAC Motors. Do total, sete estavam com valor de revenda abaixo da Fipe.

Já no site OLX, encontramos 960 veículos elétricos e híbridos fabricados entre 2022 e 2024, dos quais muitos tinham pedidas até R$ 13 mil abaixo do preço de mercado.

Luca Cafici, CEO da InstaCarro, compara a compra de um carro elétrico ou híbrido usado à aquisição de um celular de segunda mão sem saber o estado da respectiva bateria.

"É difícil identificar, sem equipamentos específicos, como está o estado geral do sistema elétrico dos carros elétricos e híbridos", explica Cafici.

Isso tudo, atrelado ao alto custo para uma possível substituição ou reparo, faz com que esse tipo de carro não tenha a mesma performance de vendas se comparado aos modelos flex, afirma o especialista.

No entanto, essa percepção de risco pode não corresponder à realidade. Segundo Cafici, é possível encontrar carros eletrificados em excelente estado, a despeito das preocupações de muitas pessoas.

Automóveis elétricos e híbridos representam um avanço importante na direção de um mundo mais limpo e eficiente. Porém, para que eles alcancem seu potencial pleno em termos de revenda é necessário um amadurecimento do mercado de usados e seminovos para dissipar dúvidas e eventuais preconceitos de potenciais consumidores.

Também é necessário um avanço em termos de infraestrutura de recarga, algo que, naturalmente, vai acontecer durante os próximos anos.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • alexandre

    Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024, 15h00
  • lula vai aumentar os impostos sobre os eletricos, pra terminar de derrubar...
    0
    0



  • Matusalém

    Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024, 11h58
  • Carro elétrico ou a combustível fabricado na China não inspira confiança. Já é conhecida a falta de qualidade de produtos fabricados na China. Até um simples fone de ouvido chingling costuma ser descartável. Pesquisa recente mostra que os americanos já estão arrependidos de comprar carros elétricos.
    2
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet