Mundo Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 14h:00 | Atualizado:

Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 14h:00 | Atualizado:

29 FERIDOS

Terremoto de magnitude 6,1 atinge a Turquia e deixa um morto

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

terremoto turquia.jpg

 

Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o oeste da Turquia neste domingo (10), informou a AFAD, a autoridade de gerenciamento de desastres do país.

Segundo a agência, o terremoto ocorreu por volta das 19h53 (horário local, 13h53 no horário de Brasília) na província de Balikesir, a cerca de 200 quilômetros de Istambul, a maior cidade da Turquia. A mídia local relatou que o tremor foi sentido em diversas províncias da região.

De acordo com informações da Reuters, pelo menos uma pessoa morreu e outras 29 ficaram feridas. O tremor fez 16 prédios desabarem na região.

Abalos secundários foram registrados, incluindo um com 4,6 de magnitude, segundo a AFAD.

O jornal turco Türkiye Gazetesi afirma que construções na província de Balikesir foram afetadas e que pelo menos um prédio caiu. A emissora local NTV afirma que uma pessoa morreu.

A agência de notícias AP afirma que o prefeito da cidade de Sindirgi, Serkan Sak, disse à emissora turca HaberTurk que quatro pessoas foram resgatadas de um prédio que desabou na cidade, enquanto as equipes de resgate tentavam alcançar outras duas pessoas na estrutura.

Várias casas também desabaram no vilarejo vizinho de Golcuk, disse ele. A torre de uma mesquita também caiu no vilarejo.

O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, disse no X que equipes de emergência da AFAD iniciaram inspeções em Istambul e nas províncias vizinhas, mas que nenhuma ocorrência tinha sido registrada até o momento.

A AFAD informou que o tremor ocorreu a uma profundidade de 11 km. Já o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ) registrou uma magnitude ligeiramente superior, de 6,19 e a uma profundidade de 10 km.

Em 2023, um terremoto de magnitude 7,8 matou mais de 53 mil pessoas na Turquia e destruiu ou danificou centenas de milhares de edifícios em 11 províncias do sul e sudeste do país. Outras 6 mil pessoas morreram no norte da vizinha Síria.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet