A estudante Thais Evandra de Carvalho Telles dos Santos, de 26 anos, registrou um boletim de ocorrência por injúria após ter sido vítima de racismo. Nesta quinta-feira, 4, ao entrar no banheiro feminino da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Presidente Prudente (SP), onde estuda, encontrou a mensagem: ‘Thais Telles, preta, safada, macaca‘.
Colegas da universitária repudiaram o insulto e protestaram com batucada, exibindo faixas com frases contra o racismo. ‘Por uma Unesp livre do racismo‘ e ‘com quanto racismo e machismo se faz uma Geografia cinco estrelas‘, diziam as mensagens dos estudantes que, como Thais, cursam Geografia. Com a manifestação, aulas do curso foram paralisadas.
A Delegacia da Mulher vai investigar o caso, que repercutiu nas redes sociais. A aluna recebeu apoio e também se manifestou afirmando que o que aconteceu com ela ‘é apenas uma amostra grátis da sociedade brasileira‘.
Thais tem atuação destacada na Unesp. Ela é integrante do Coletivo Mãos Negras, criado em novembro do ano passado, que discute a valorização do negro e da cultura. A estudante morava em São Paulo e veio para Presidente Prudente em 2011.
Inadmissível - A diretoria da Unesp também se manifestou e afirmou que vai investigar o caso de racismo, que considera ‘inadmissível‘. A universidade condenou qualquer tipo de preconceito e discriminação no meio estudantil.