20:01



Mundo Sábado, 21 de Junho de 2025, 22h:00 | Atualizado:

Sábado, 21 de Junho de 2025, 22h:00 | Atualizado:

VIOLAÇÃO

Vazamento de dados expõe 16 bilhões de senhas da Apple, Google e Face

Isso equivale a duas contas para cada pessoa no mundo

METRÓPOLES

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

senhas vazadas.jpg

 

Um vazamento de dados em massa expôs ao menos 16 bilhões de senhas de login dos usuários das empresas Apple, Google, Facebook, Telegram, GitHub e de serviços governamentais. A descoberta foi feita por pesquisadores da Cybernews, que classificam o vazamento como a maior violação de dados já registrada.

Embora os dados tenham ficado visíveis por pouco tempo, os especialistas acreditam que vários ladrões de informações tiveram acesso a eles. Com os dados, os criminosos podem vender senhas na dark web, além de usá-las para roubo de identidade, fraude e até extorsão.

De acordo com os pesquisadores, vazamentos de credenciais nessa escala são combustível para campanhas de phishing, invasões de contas, invasões de ransomware e ataques de comprometimento de e-mail comercial (BEC).

 

Eles afirmam, ainda, que não há como comparar, efetivamente, as informações vazadas entre diferentes conjuntos de dados. Em outras palavras, é impossível dizer quantas pessoas ou contas foram realmente expostas. A estimativa de 16 bilhões de senhas, entretanto, é o equivale a de duas contas para cada pessoa no planeta.

“Isso não é apenas um vazamento – é um projeto para exploração em massa”, disseram os pesquisadores. “Não se trata apenas de antigas violações sendo recicladas”, alertaram, “trata-se de inteligência nova e armamentável em escala”.

O Metrópoles tenta contato com as empresas de onde os dados foram vazados. Até o momento, a recomendação é de que os usuários atualizem as senhas, façam uso da autenticação multifator – que inclui várias etapas no login – e permaneçam vigilantes em relação a sinais de comprometimento, como por exemplo SMS com links suspeitos.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet