Opinião Segunda-Feira, 30 de Setembro de 2024, 09h:57 | Atualizado:

Segunda-Feira, 30 de Setembro de 2024, 09h:57 | Atualizado:

Luciano Souza de Arruda

A idade

 

Luciano Souza de Arruda

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Luciano Souza de Arruda

 

O Ciclo da vida é interessante. Matusalém pessoa mais velha, segundo a Bíblia, teria vivido por 969 anos, de acordo com o Livro de Gênesis. Será por que que hoje nós não passamos de 122 anos? Essa é a idade de Jeanne Calmente, francesa que morreu em 1997 aos 122 anos e 164 dias. Ela é a única pessoa oficialmente reconhecida por ter vivido além dos 120 anos atualmente.

Despertou-me a indagação porque o dia 1º de outubro é considerado o dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Internacional da Terceira Idade. Data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991. No Brasil com um “delay” (atraso), em 1º de outubro de 2003 nasce o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), pelas mãos do atual Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Então o Estatuto já é maior, pois tem 21 anos de existência.

Recentemente, mais precisamente em dezembro de 2023, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 4720/2023, que alterou a Lei nº 11.433/2006, para denominar o Dia do Idoso como Dia Nacional do Respeito aos Idosos.

Muito bem, dia desses escutei de um Jovem: “que dó deste velhinho, será que a família cuida bem dele?”. Então, pensei comigo mesmo: “ele não precisa que ninguém tenha dó dele, mas sim respeito e dignidade. Sim que respeite seus cabelos brancos, suas experiências de vida.”

Lembrei-me do Presidente dos Estados Unidos da América, Joseph Robinette “Joe” Biden Jr, advogado, 81 anos, deixou a disputa a Presidência dos EUA, pois falaram que ele estava caduco e os EUA precisava de uma pessoa mais Jovem. Ledo engano, quantas experiências de vida “Joe” tem que o Jovem ainda não tem. A mídia acaba com qualquer candidato.

Mas fiquei alegre quando indo fazer compras vi um cartaz em uma rede de supermercados contratando idosos. Isso se chama INCLUSÃO, respeito as pessoas idosas e suas experiências de vida.

Constantemente, vejo brigas por heranças. Que lástima, a pessoa nasce, vive e morre idosa. Deixa bens e legados e, a Família, ao invés de honrar matriarca ou patriarca, fica brigando por herança nos tribunais.

Alzheimer, osteoporose, hipertensão, depressão, artrites e outros males chegam também ao Jovem, pois você não tem a imortalidade a não ser que você seja Cristão e creia em Jesus e viverá na Eternidade.

Deus abençoe a todos os nossos Idosos. Para vocês eu tiro o chapéu. E tenho respeito. Vocês têm experiencias de vida e podem ensinar muito a todos os Jovens!

Luciano Souza de Arruda é professor e Servidor Público, Advogado, Filósofo, Teólogo, Cientista Político e Mestrando em Teologia





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Nascimento

    Segunda-Feira, 30 de Setembro de 2024, 10h38
  • Parabéns a nós idosos em PLENA ADOLESCÊNCIA.
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet