“A caminhada é uma atividade de baixo impacto que traz benefícios para a saúde cardiovascular, fortalece os músculos, melhora o sistema imunológico e ajuda a manter o peso ideal, Esses benefícios podem indiretamente contribuir para uma aparência mais jovem e saudável. A caminhada, como atividade física regular, é um componente importante desse conceito de envelhecimento saudável, contribuindo para a manutenção da saúde e bem-estar, o que pode ter um impacto positivo na aparência e no estado geral de saúde.”
A caminhada é um ótimo exercício físico, mental e emocional que contribui sobremaneira para que o envelhecimento seja saudável, feliz e ajude a manter a autonomia e a liberdade das pessoas idosas.
Quando caminhamos ajudamos a parte locomotora, ativamos os musculos, o esqueleto e também o cérebro e as emoções, pois precisamos obsrvar o solo onde pisamos, para evitar buracos e quedas, um problema sério para pessoas idosas, o lixo nas ruas, carros estacionados em cima das calçadas, bueiros sem tapa, bocas de lobo entupidas, em alguns trechos verdaeeiro matagal nas calçadas, como é a realidade de Cuiabá, a Capital de Mato Grosso, que mais se parece uma cidade abandonada que, para piorar carece de arborização urbana, além de saneamento, para acabar com esgotos correndo a céu aberto.
Além disso, podemos ouvir os pássaros, aqui em Cuiabá, ultimamente o espetáculo fica por conta de muitas araras que fugiram do Pantanal por ocasião das ultimas queimadas e se reproduzem na área urbana, os bem-te-vis, os carros, as pessoas, enfim, são estímulos ao nosso cérebro e também `as nossas emoções, muitas lembranças que nos acompanham ao longo de décadas, desde 1967, quando chegamos no que outrora era denominada de cidade verde.
Caminhar acaba se tornando uma rotina que nos anima a encarar a vida com mais ternura e com mais esperança, mesmo sabendo que `a medida que os dias e anos vão se passando estamos nos aproximando da linha da chegada, sem medo, com naturalidade.
Há quase tres meses minhas caminhadas sempre estiveram entre 8 a 10km por dia, mas hoje superei esta marca, consegui atingir 12.300 metros, ou seja, pouco mais de 12km, bem longe de record que consegui há dois anos no Rio de Janeiro quando caminhei, de uma unica vez, direto, pouco mais de 19km.
Tenho uma meta a atingir e superar, caminhar 25km em um dia, em pelo menos duas etapas, manhã e tarde.
Creio que para quem já atingiu 83 anos é uma boa marca, o que voces acham?
Ótima noite de sábado, um domingo abencoado e muito feliz a voces e respectivas famílias, quando eu atingir os 25km vou celebrar com voces!
Que Deus esteja conosco, nos iluminando, guiando,inspierando e protegendo,
Um grande abraço, Juacy Cuiabá, MT 05 Maio de 2025
Juacy da Silva, professor fundador, titular e aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em socioligia, ambientalista e articulador da Pastoral da Ecologia integral.