Opinião Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 08h:49 | Atualizado:

Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 08h:49 | Atualizado:

Marcos Lemos

Aonde está a crise?

 

Marcos Lemos

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

marcao-artigo.jpg

 

O Brasil, e como consequência os brasileiros, vive uma crise estranha, que me parece muito mais de credibilidade do que propriamente econômica ou financeira. 

A insistência, da imprensa, aí como jornalista que sou, peço desculpas a todos leitores, transforma casos isolados, como da crise na Petrobras, que carece de maiores explicações das autoridades, bem como punições a todos os envolvidos, caso se comprovem as irregularidades, como se fosse uma verdade, verdadeira em todos os sentidos. 

Não se vê nos dias de hoje em todo o Brasil, uma voz pontuando pelas potencialidades e pela estabilidade econômica em que vive o país desde a criação de sua moeda e que colocou a Nação como emergente perante os demais países do Planeta. 

Que temos problemas, não há dúvidas. Os Estados Unidos também os tem. Seja na crescente pobreza, seja na violência, seja na corrupção. Também os tem a Europa, enfim a globalização tornou todos reféns de acontecimentos que muitas vezes independe da vontade de seus governantes. 

Mas precisamos nos ater a questão da crise econômica do Brasil, que é potencializada pela Petrobrás, pela falta de água em São Paulo, pelo índice de criminalidade no Rio de Janeiro e por ai vai indo e isto assusta o comércio, a indústria, enfim o setor produtivo e toda a economia. 

É difícil de conceber que a famosa Rua 25 de Março em São Paulo que outrora foi vista como paraíso das aquisições feitas no Paraguai e, portanto, sem recolher impostos e taxas, não demonstre o inverso em relação à economia. Milhões de pessoas passaram por lá durante as festividades do final de ano. E continuaram passando em janeiro e também em fevereiro e vão passar em outras datas comemorativas. 

Cito a 25 de Março por ser ela prato preferido das redes de televisão de todo o Brasil, mas essa realidade é vivida aqui em Cuiabá, no Centro Comercial no Porto e que movimenta parte da economia local e até mesmo nacional, pois alguns já estão legalizados e inclusive fazendo compras no exterior. 

Acho que o Brasil já está maduro política e economicamente e não pode mais se deixar levar por crises geradas muito mais por disputas pelo poder do que propriamente pela fragilidade de dados ou resultados. 

Se assim não fosse, não estariam os bancos privados e as empresas privadas daqui entre as maiores e mais rentáveis de todo o Mundo. 

MARCOS LEMOS é jornalista e ex-secretário de Comunicação

 

 





Postar um novo comentário





Comentários (12)

  • Mariangela Hauschild da Silveira

    Quarta-Feira, 16 de Maio de 2018, 15h34
  • Sou médica, trabalhei só em prefeituras (concursos) há mais de 20 anos Agora me aposentei por tempo de serviço em uma. Continuo trabalhando em outra. Os reajustes das prefeituras nestes anos são de 3, 4 até no máximo 9 % ao ano, quando a média da inflação real foi de 17% conforme declaração de Ciro Gomes. Isto que eu tive de perda salarial, sinto enormemente no meu poder aquisitivo. Jornalistas só ganharam mais dinheiro , para falarem exatamente o que o comunismo quer... por isto não tem noção da crise que nós vivemos! Sabes o que é REVOLUÇÃO PASSIVA (Bernstein,Sorel, Trotsky, Gramski?
    0
    0



  • Thiago Silveira

    Sábado, 14 de Fevereiro de 2015, 16h35
  • Esse sujeito ainda tem coragem de escrever pra um site???? e ainda por cima escreve muita besteira....realmente pra ele nao deve ter crise...com os bilhões desviados pelo patrão dele o nobre Silval algum troquinho sobrou pra ele...
    1
    0



  • Miguel Bezerra

    Sábado, 14 de Fevereiro de 2015, 01h11
  • Que grande crise é esta?? É inflação de 80% a.m.? É desemprego de 25%? É crise para quem? É para o mercado? Quem é "o mercado"? Não são apenas cinco ou seis banqueiros? Isto é conversa da "CASA GRANDE"!!! Aqui na SENZALA nós fomos libertos do vínculo legal da escravidão, mas não da servidão, Precisamos continuar servis? Até quando? Até quando a mídia vai privilegiar as vozes da "Casa Grande" e ignorar a SENZALA??? PARABÉNS, MARCOS!!! VIVA!!! NEM TODOS ESTÃO CEGOS!!! Não chegamos ao Paraíso, mas, olhando o Brasil de 30 anos atrás e outros países hoje, vemos que estamos melhorando muito e que podemos chegar ao Paraíso. SÓ PRECISAMOS DIRECIONAR A NOSSA ENERGIA VITAL PARA ESTA FINALIDADE EM LUGAR DE EVACUÁ-LA NA LATRINA DO PESSIMISMO E DO DERROTISMO
    1
    3



  • PEDRO

    Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 19h26
  • ISSO SO PODE PARTIR DE ALGUEM QUE MAMOU NAS TETAS DO GOVERNO MESMO PARA DIZER QUE NAO TEM CRISE ALGUMA CERTAMENTE ESTA COM AS BURRAS ABARROTADAS DE DINHEIRO DE MARACUTAIAS DO GOVERNO PASSADO .
    3
    0



  • Jones Hilders

    Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 18h41
  • Não acredito no que estou vendo. Um "profissional" que fez o jogo sujo de Silval Barbosa não tem moral pra escrever uma linha sequer sobre nada. Com todo respeito, o sujeito aí deveria estar preso por ter desviado milhões do nosso dinheiro. Essa reportagem deve ser uma piada. Não pode ser verdade essa opinião que li aqui no FolhaMax.
    3
    0



  • Jo?o Ferreira Filho

    Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 18h16
  • Realmente o senhor Marcão não ve crise na vida dele. É só lembrar que ele pagou milhões de reais a gráficas suspeitas enquanto secretário de comunicação estadual. NA Secom, durante o mandato de Marcao, não existiu crise para as graficas. Parabens Marcão, voce conseguiu ser eleito o pior secretário da Secom da nossa história.
    5
    0



  • marcelo arruda

    Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 16h50
  • A crise é moral Senhor Marcão por causa de pessoas como o senhor que foi secretário de um governo corrupto como o do Silval Barbosa e ajudou a construiu a falta de credibilidade. Vá se catar Marcão, vai esclarecer os seus pagamentos quando era secretário do governo Silval.
    5
    0



  • Joao Osorio dos Santos

    Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 12h17
  • Parabens Marcão. Só que no Brasil, precisa de leis mais forte e dura, contra ato de Corrupção. Enquando não houver chibata em praça pública para quem rouba dinheiro publico a corrupção não vai parar.
    0
    5



  • Sika

    Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 11h13
  • Em nome de uma grande amizade, não vou mostrar ao Marcão aonde está a crise, mas pode ter certeza que todo o povo brasileiro sabe, e sabe bem...
    3
    1



  • jota carvalho

    Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 11h00
  • Parabéns Marcos Lemos, artigo de primeira, os nossos meios de comunicação tem que ter jarnalistas do seu pontêcial e postura.
    0
    5



  • alvaro segundo

    Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 09h53
  • Muito bom o texto. Parabéns Marcão!!!
    0
    4



  • Leonel Reis

    Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2015, 09h02
  • Até que enfim alguém de bom senso no meio da comunicação
    0
    5











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet