Desde, a cassação da senadora Selma Arruda (PODE-MT), por 6 votos a 1, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE); na qual, a mesma foi acusada de caixa 2 e abuso de poder econômico, na disputa eleitoral de 2018.
Dai por diante, muitos nomes vêm surgindo como postulantes ao cargo vago de senador, porém, poucos estão em condições de concorrer ao tão cobiçado cargo, ou por falta de visibilidade política, ou, até mesmo por falta de musculatura política.
Muitos se colocaram na condição de balão de ensaio, lançando seus nomes, na tentativa de uma possível decolagem, ou buscando auferir outro tipo de promoção, ou seja, na pior das hipóteses ocupar uma suplência.
A história do mundo nos remete a Grécia Antiga, mais precisamente ao pai da democracia Sólon (638-558 A.C), que acabou com a transmissão de poder hereditária e abriu o acesso aos autos cargos do governo para todos os cidadãos.
Sólon, foi diferente dos outros nobres da época, dava maior importância aos “reles mortais” e dedicou a vida a construir uma sociedade mais justa e igualitária, se tornando nessa época o pai da democracia ateniense.
Essa volta na história política tem como objetivo, mostrar a importância do cargo de senador, para todos nós mato-grossenses; em especial, para baixada cuiabana, que carece de um representante, que venha da periferia, e seja realmente atuante e voltado a atender os interesses e anseios, dos menos favorecidos pela sorte, os expropriados do capital.
Surge um emergente, que fala e ouve a voz do povo menos favorecido, que tem a cara do povo, e que vem ao longo de um ano, na condição de deputado estadual, quebrando paradigmas e mostrando que é possível sim, legislar para os menos favorecidos pela sorte.
Reporto-me ao deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), que, em sua curta trajetória no legislativo estadual, já conseguiu agregar dividendos políticos, graças a sua luta incessante, pelas classes sociais organizadas, pelos sindicatos representativos, e em especial, pela gloriosa Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.
Seu nome, sem dúvida alguma representa um diferencial, na política mato-grossense, uma vez que, além de ser atuante e combativo, visa sempre corrigir as gritantes desigualdades sociais. Ao longo do seu mandato, apresentou uma série de projetos de altíssimo alcance social.
Além de, no início do seu mandato ter serrado fileiras ao lado do funcionalismo público, no que tange ao pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), além de ter levantado, bandeira contra o famigerado projeto do governo estadual, denominado “Cota Zero”, criou a Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI da Energisa, além de ter apresentado 1838 proposições em tramitações.
Por essa e por outras, Elizeu Nascimento (DC) vem se tornando legislador do povo; seu nome vem ganhando musculatura, e grande penetração no meio político, principalmente pelo fato, de ser o representante nato da baixada cuiabana.
Os outros postulantes ao cargo de mesma envergadura; alguns são oriundos do agronegócio, outros são grandes empresários que estão perpetuando no poder, anos a fio, mantendo sempre a mesma postura, legislando para seus pares, atendendo sempre os desejos e anseios dos apropriados do capital, pessoas de altíssimo poder aquisitivo. Estes candidatos, em sua grande maioria representam a região sul do Estado e adjacências.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo
Cesar
Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2020, 15h27DEBORA PAULA
Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2020, 14h57cuiabano
Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2020, 07h32Paulino
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 23h23Valdir serrano
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 18h24Wanderson
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 18h08antoniel
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 17h37ocelo
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 16h46Siqueira
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 16h37Voto consciente
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 16h37Helcio
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 16h24Macho
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 16h20Heberte Rezende
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 16h10Ricardo
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020, 16h01