O planejamento tributário é uma ferramenta essencial para empresas de pequeno porte que desejam reduzir custos e garantir a sustentabilidade do negócio.
Ato contínuo, os empreendedores subestimam a complexidade do sistema tributário e acabam pagando mais impostos do que o necessário, ou seja, com uma estratégia bem estruturada, é possível otimizar a carga tributária de forma legal e eficiente.
Por oportuno, um dos principais benefícios do planejamento tributário é a possibilidade de reduzir legalmente os tributos pagos pela empresa.
Para tanto, pode ser feito por meio da escolha adequada do regime de tributação, evitando o pagamento desnecessário de impostos, sendo que, no Brasil, os principais regimes são:
Simples Nacional: voltado para micro e pequenas empresas, com alíquotas reduzidas e simplificação no pagamento dos tributos.
Lucro Presumido: pode ser vantajoso para empresas com margens de lucro mais altas, pois os impostos são calculados com base em uma estimativa.
Lucro Real: ideal para empresas com custos elevados, pois os tributos incidem sobre o lucro líquido.
Cada regime deve ser analisado de acordo com o perfil do negócio para garantir a menor carga tributária possível.
Por outro lado, o desconhecimento das obrigações fiscais principais e acessórias, poderá levar ao pagamento de multas e juros desnecessários.
Neste norte, ao efetuar o planejamento tributário, a empresa estará apta a cumprir corretamente suas obrigações, evitando problemas com o Fisco e garantindo maior previsibilidade financeira, visto que, andar errado dá mais trabalho, que andar corretamente perante o fisco.
Navegando nestas águas, com uma tributação mais eficiente, a empresa consegue manter um melhor controle financeiro, garantindo mais recursos para investir em crescimento, inovação e melhoria dos serviços, onde a economia gerada pode ser direcionada para capital de giro, compra de equipamentos ou ampliação até mesmo a ampliação da equipe.
Finalmente, empresas que conseguem reduzir sua carga tributária de maneira estratégica, podem oferecer preços mais competitivos no mercado, permitindo que o pequeno empresário tenha maior margem para negociar e conquistar mais clientes, fortalecendo sua posição no setor.
Destarte, o planejamento tributário não é um luxo, mas uma necessidade evidente para empresas de pequeno porte que desejam crescer de forma sustentável, contar com um especialista tributário poderá fazer toda a diferença na busca por um “Turnaround”, termo conhecido como dar a volta por cima.
Rodrigo Furlanetti é Advogado Empresarial em Mato Grosso.