Hoje, 08 de Maio de 2020: Foram 10.222 novos casos e 751 mortes, record desde que surgiu esta pandemia e o pior ainda esta por vir. Esta é uma catástrofe anunciada!
O coronavirus avança de forma acelerada , governantes e os sistemas de saúde pública e privada estão totalmente desarticulados e perdendo o controle da situação. Estamos em um verdadeiro desastre, igual a um terremoto, onde as pessoas correm desesperadamente sem destino, apenas fugindo da morte. Com toda a certeza nos próximos dias e nas próximas semanas a situação estará muito pior do que hoje ou de ontem ou de um mes atraz. E daí? Poderão dizer alguns, como fez Bolsonaro há poucos dias quando questionado sobre o aumento do número de mortes pelo coronavirus ou então quando disse, “eu não sou coveiro”.
Estamos diante de um verdadeiro desastre sanitário, a população está se descuidando, muita gente não acredita que o CORONAVIRUS existe e continuam com aglomerações, realizando festas, passeatas, churrascos, atos anti democráticos e ilegais, saindo de casa desnecessáriamente e não dando a minima atenção ou como se diz, não dão nem bola para os alertas e até mesmo medidas de restrição impostas pelos governantes.
As filas da morte estão aumentando, os hospitais, as UPAs e outras unidades de saúde estão entrando em colapso, não existem leitos de UTI, não existem respiradores, não existem mascaras e nem equipamentos de protecao individuais (EPIs) para profissionais de saúde que estão sendo infectados e morrendo, desnecessáriamente e muitos criminosos, mesmo ante tanta dor, sofrimento e morte continuam aplicando golpes nas prefeituras, nos Estados e até no Ministério da Saúde, “vendendo” equipamentos falsificados ou simplesmente fazendo vendas de fachada, super faturando, e, para isto, ainda contam com o apoio , conivência e participacao de servidores e gestores corruptos que atuam dentro da administrração pública.
Se isto acontecesse na China, no Irã ou alguns outros paises essas pessoas seriam simplesmente FUZILADAS, mas no Brasil vão continuar livres, leves e soltas, o que é um absurdo, criminosos “ganhando” dinheiro em cima de uma catástrofe, isto e muito desumano.
As últimas noticias dão conta de que hoje, 08 de maio de 2020, “o número de casos positivos deu um salto em 24 horas, com 10.222 novas confirmações. Os óbitos também aumentaram, com 751 registros no mesmo periodo”.
Enquanto os governos estaduais e prefeitos tentam desesperadamente tomar medidas mais drásticas como o chamado “lockdown”, fechamento total, com barreiras que limitem deslocamentos inter-estaduais e intermunicipais, o Presidente da República, em companhia de um batalhão de empresários, de forma açodada e intempestiva, forçou uma audiência com o Presidente do STF, numa clara demonstração de tentar pressionar o Poder Judiciário para aderir `as suas posições contrárias ao isolamento social, ao distanciamento social. Ainda bem que o Ministro Dias Tofilli Presidente do STF não “comprou” as propostas de Bolsonaro, de seu ministro da economia e de um grupo de empresários que estão super preocupados com “a morte de inúmeros CNPJs” e seus lucros, mas pouco se importam com a morte de quase dez mil pessoas, número este que em breve deverá se multiplicar ou triplicar.
Se isto vier a acontecer, ou seja, se governadores e prefeitos afrouxarem as medidas de isolamento social, em nome da retomada da economia, com toda certeza a espiral de novos casos e mais mortes irá provocar uma verdadeira catástrofe humana.
Em um cenário como este que se aproxima, se a população não se conscientizar da gravidade da pandemia do coronavirus e se medidas mais duras não forem adotadas pelos governantes, dentro de poucas semanas o caos substituirá a racionalidade e a capacidade dos sistemas público e privado de saúde estara exaurida totalmente e aí estaremos diante de um quadro aterrador, contando e empilhando cadavers como já vimos em outros países há pouco tempo atrás.
Pior em tudo isso, ninguém será responsável por tanta dor, tanto sofrimento e tantas mortes. Já agora as barganhas por cargos e apoio legislativo aproxima Bolsonaro, que tanto esculhanbou a velha politica, corporificada exatamente no CENTRÃO, agora negocia cargos em troca de apoio no Congresso, temendo talvez um processo de afastamento ou de impedimento.
Logo também, os politicos estarão colocando na agenda, na pauta das discussões as eleições municipais, as eleições gerais de 2022, o equilíbrio das contas puúblicas. as reformas “estruturais” para estabelecerem o estado minimo e retirar direitos sociais dos trabalhadores e das camadas mais inferiores da sociedade.
Caberá aos familiares de milhares de pessoas mortas pelo coronavirus, que também são eleitores e contribuintes, apenas carregarem a dor de terem perdido seus entes queridos, não para o coronavirus, mas para a mediocridade dos governantes, para a falta de planejamento, para a falta de solidariedade e de sensibilidade, para falta de ações que deveriam ser tomadas , se não antes do surgimento do coronavirus, todavia, logo no inicio, quando do surgimento dos primeiros casos e das primeiras mortes. Até quando o povo vai ter que aguentar esta mediocridade dos governantes?
Devemos também lembrar que em periodo normal, antes do coronavirus chegar, diariamente milhares de pessoas também demandavam atendimento regular dos sistemas de saúde devido a outras doenças e cuidados de saúde. Essas pessoas atualmente estão sem atendimento e com medo de irem aos hospitais, consultórios médicos e outras unidades de saúde devido ao contágio do coronavirus que pode acontecer `a medida que existem aglomerações como acontece, principalmente, no sistema publico de saúde (SUS), que já de há muito tempo está praticamente falido. Basta verificarmos no noticiário de alguns meses ou anos anteriores para constatarmos, relembrarmos e vermos os noticários, as imagens de negligências, a falta de leitos, hospitais sendo fechados, falta de equipamentos, de recursos humanos, pessoas sendo atendidas ou morrendo nas portas dos hospitais ou nos corredores dessas unidades de saúde.
Tudo isto faz parte de nossa realidade e não podemos ignorer esses fatos.
JUACY DA SILVA, professor universitário, fundador, titular e aposentado UFMT, sociólogo, mestre em sociologia, colaborador de alguns veiculos de comunicação. Email [email protected] Twitter@profjuacy
Leandro
Sábado, 09 de Maio de 2020, 17h29