Opinião Segunda-Feira, 14 de Maio de 2018, 08h:15 | Atualizado:

Segunda-Feira, 14 de Maio de 2018, 08h:15 | Atualizado:

Elizângela Farias

Currículo por Competência e suas Múltiplas Dimensões

 

Elizângela Farias

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

elizfarias.jpg

 

Já parou para pensar o que é um currículo por competência? Quais são as múltiplas dimensões que esse currículo poderá ter em sua estrutura para que ocorra uma aprendizagem significativa com foco no desenvolvimento de competências e habilidades gerando resultados?

Atualmente tanto o mundo corporativo como o mundo da educação muito têm-se falado em desenvolvimento de competências e habilidades, lógico cada um em sua esfera e seu nível de complexidade. 

O currículo por competência teve sua origem na década de 90 junto com as mudanças técnicas e comportamentais gerada pelos novos modelos de produção e de negócio “bens e serviços” estimulando uma formação humana em sua múltipla dimensão, ou seja, o saber fazer vai além de executar uma tarefa ou aprender as operações básicas que se remete somente conhecimentos fundamentais “conceituais” da esfera cognitiva, mas na relação e aplicação desses saberes no contexto social e produtivo que envolve toda uma questão de ordem comportamental.

Nesse enfoque as múltiplas dimensões se pautam em “eu com o outro”, “eu em rede”, culturas intercambiais, organizacionais e digitais que geram conhecimentos e autoconhecimentos que respaldam em soluções e proposta criativa de inovação abrangendo todo um quesito procedimental, metodológico e de gestão. 

Porém, na Educação Básica e Superior as múltiplas dimensões não se resumem em projetos integradores paralelos ao currículo, mas são integralizadas ao mesmo agregando valor e aprendizagem significativa promovendo o desenvolvimento de competências.

É importante esclarecer que o currículo por competência é estruturado em formato interdisciplinar, sendo um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que envolvem várias esferas não se resumindo em uma lista de conteúdo fragmentados. 

Nesse contexto, dá-se a importante do mapa de aprendizagem e mapa de competências profissionais, pois permite trabalhar de forma mais coesa o currículo por competência e aferir o conhecimento proposto se foi alcançado ou não por meio de habilidades e atitude construídas evidenciadas em situações de aprendizagens ativas.

Elizângela Farias de Oliveira, Especialista Metodológica em Educação Corporativa e Educação Superior. E-mail: [email protected] – LinkedIn: linkedin/in/elizangela-farias – Cuiabá, Brasil.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet