Opinião Quinta-Feira, 06 de Abril de 2017, 17h:18 | Atualizado:

Quinta-Feira, 06 de Abril de 2017, 17h:18 | Atualizado:

Alecy Alves

Decadência dos Correios

 

Alecy Alves

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

alecy-alves.jpg

 

Há mais de uma década a empresa brasileira dos Correios entrou em decadência. Vem perdendo credibilidade desde 2005, ano em que começou a mergulhar em escândalos, entre os quais as acusações de superfaturamento e de negociação de propina. 

Assim como a Petrobrás, os Correios gozavam de grande respeito pela excelência na prestação de serviços. Os usuários tinham certeza que seus carnês, boletos bancários, correspondências e outras encomendas chegariam a seus lares com regularidade. 

Hoje, está muito difícil receber uma fatura antes da data de vencimento. E ainda, a presença de carteiros circulando nas ruas dos bairros fazendo entregas está cada dia mais escassa. 

E não é necessário ser pesquisador para constatar que a empresa não acompanhou o crescimento das cidades. Manteve-se com a mesma estrutura e quadro de pessoal. Por causa disso, milhares de moradores acabam sendo privado dos serviços postais. 

Em dezenas de bairros de Cuiabá e Várzea Grande, muitos existem há 10, 15 ou mais anos, as correspondências não chegam às residências. 

O Eldorado, Doutor Fábio e Novo Paraíso II, os três em Cuiabá, na região da Grande Morada da Serra, estão nessa lista. E se está assim aqui, na região metropolitana, o que dizer de municípios menores e mais distantes. 

Não é de hoje que os trabalhadores dos Correios vêm fazendo greves e mobilizações para denunciar a precarização das condições de trabalho e dos salários. Assim como a falta de concurso para substituir os funcionários que se aposentam e atender os novos bairros. 

Esta semana a crise dos Correios alcançou dimensões inimagináveis. Os funcionários do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas, localizado no bairro Cristo Rei, aonde chegam e são selecionadas encomendas da Grande Cuiabá, estão em greve. 

Eles pararam os serviços porque um colega de trabalho morreu com a chamada “doença do pombo”, uma infecção supostamente causada por fungos encontrados nas fezes da ave. O prédio dessa unidade está infestado de pombos. 

A situação é tão grave que a Justiça do Trabalho em Mato Grosso determinou o fechamento imediato do prédio até que medidas sejam adotadas no sentido fazer cessar a infestação 

Nós, que pagamos impostos sobre impostos e, claros, pelos serviços que utilizamos, como o dos Correios, mais uma vez ficaram “a ver navio”, ou seja, frustrados por não obter o que esperávamos. 

ALECY ALVES é repórter 

[email protected] 

 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Raquel

    Segunda-Feira, 17 de Abril de 2017, 12h17
  • Uma porcaria esse deserviço do correio. Sei q os funcionarios tbem sao vítimas do descaso dos governantes. Encomendas do PAC chegam a demorar 30 dias.Se quiser defender mando rastreio pra comprovar. Estou com 3 encomendas super atrasadas e uma peça pq preciso pra arrumar meu Notbook PN735080025BR podem verificar o absurdo. Ligo pra reclamar e fico 20 minutos esperando na linha e ninguem atendo. Fala do nisso vou ligar novamente agora. O q é isso Brasil?
    0
    0



  • EDGARDO FEDERICO MENDEZ DE LA CANAL

    Sábado, 08 de Abril de 2017, 16h45
  • Digite o texto aO 22/12/2016 enviei por SEDEX com aviso de recibimento meu certificado de vida para continuar cobrando minha aposentadoria no Brasil. Infelizmente o aviso de recibimento NUNCA me foi entregue e quando fiz a reclamação me foi dito que o sistema estava em atraso e que esperar uns dias. Agora resulta que o destinatario,(Banco de la Nacion Argentina), cancelou o pago da minha aposentadoria porque diz que a documentação não foi recebida. Agora o correio me diz que como passaram QUATRO dias do tempo de reclamação, (noventa dias), não podem fazer nada. Então gostaria de saber se tem alguma pessoa interessada em concertar minha situação criada pelo correio; o deverei iniciar uma ação legal no Juizado da comarca por danos materiais e morais. Por outra parte não e possivel enviar uma reclamação a Ouviduria porque o site não aceita os numeros de protocolo. PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!!!!!! protocolo: 07041702648050. Objeto: EB058637887BR
    0
    0



  • Anderson Carlos Maciel

    Sexta-Feira, 07 de Abril de 2017, 09h09
  • Aprenda a escrever! Seu texto está cheio de erros de ortografia e a argumentação não se baseia em dados estatísticos para conclusões tão sérias. Um completo "achismo".
    0
    0



  • Matheus

    Quinta-Feira, 06 de Abril de 2017, 19h02
  • Você é funcionária dos Correios?
    0
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet