Opinião Terça-Feira, 02 de Abril de 2024, 06h:00 | Atualizado:

Terça-Feira, 02 de Abril de 2024, 06h:00 | Atualizado:

Adriano B. Pinho

Dia Mundial da Saúde

 

Adriano B. Pinho

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Adriano B. Pinho.jpeg

 

No dia 07 de abril de 1948, vários países do mundo se reuniram e criaram OMS (Organização Mundial da Saúde), cujo objetivo era oportunizar e mobilizar apoio para a conscientização, ações e estimular pesquisas, sobre as principais prioridades para a Saúde e bem-estar de todos. Um ideal nobre e necessário para o desenvolvimento de projetos e ações para melhorar a saúde da população do planeta.

Passados 76 anos, muitos avanços aconteceram, tanto na medicina em geral, quanto na saúde pública e na área de Ortopedia e Traumatologia. Aprimoramento de diagnósticos, técnicas cirúrgicas, melhoria da qualidade de vida de populações, nas diversas regiões do globo.

Pensando nessa linha, em 1966, foi criada a Revista Brasileira de Ortopedia (RBO), se tornando um marco nacional para artigos científicos brasileiros e ajudando no avanço da Ortopedia em nosso país.

Após um ano, em 1967, criou-se o Título de Especialista (TEOT), que na época era concedido pela Associação Médica Brasileira, fortalecendo a qualificação e ensino da Especialidade no país.

A Saúde evoluiu, com o avanço da Medicina, e o aperfeiçoamento tornara-se necessário, até que em 1972, foi criada a primeira prova de Título de Especialista (TEOT), uma referência na qualificação profissional dentro da especialidade.

Os avanços foram muitos, com vários desafios, mas o que no passado eram as questões biológicas e médicas, atualmente são as relações dos profissionais com a saúde suplementar, que necessitam avançar, com múltiplas necessidades. Tentar equilibrar tecnologia e progresso de recursos, com custos equilibrados e remuneração digna, está se tornando o grande pilar dos próximos anos.

Mudou-se o foco ao longo do tempo, mas em todas as formas de enxergar a Saúde, tem-se a figura do profissional Médico, como um eixo central para guiar as ações e conduzir os avanços da ciência e saúde, tendo como beneficiário o bem-estar das pessoas e de toda a sociedade. Enxergar o profissional, proporcionar condições de trabalho e remuneração digna é trabalhar para a Saúde de todos.

Dr. Adriano B. Pinho é médico Ortopedista e Traumatologista, Cirurgião de Mão, mestre em Ciências Aplicadas à Atenção Hospitalar. Presidente da SBOT-MT e Vice Presidente do CRM-MT





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet