Opinião Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 11h:00 | Atualizado:

Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 11h:00 | Atualizado:

Nelson Barbudo

Eles não sabem de nada!

 

Nelson Barbudo

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

nelsonbarbudoARTIGO.jpg

 

Não é de hoje e muito menos será amanhã que a visão de estrangeiros sobre o que é o Brasil e quem somos nós, brasileiros, é distorcida. É claro, não é possível generalizar. Por isso mesmo focarei nas declarações do presidente da França, senhor Emmanuel Macron. 

O chefe de estado francês associou nesta semana a soja produzida aqui no Brasil com o desmatamento da floresta amazônica. Macron sugeriu também que a própria Europa seria capaz de produzir a oleaginosa como uma alternativa à nossa soja. 

Não sei definir o que me causa mais espanto: o presidente de um dos países europeus de maior economia naquele continente mostrando seu completo desconhecimento sobre o próprio mercado de importações ou o fato de ignorar que nossas leis ambientais são uma das mais rigorosas do mundo. 

Vamos aos dados, senhor Macron. No bioma Amazônia há cerca de 2% de atividade agrícola e 10% de pecuária. Há a preservação deste bioma em um patamar infinitamente maior do que outros países, em especial os europeus, que colocam o dedo indicador em nosso rosto. 

Há também a necessidade de se compreender o ilegal do legal. O produtor rural, legalizado na Amazônia, sabe que só poderá desmantar 20% de sua área. Assim, cerca de 89% dos produtores rurais na região operam abaixo de quatro módulos rurais, ou seja, são pequenos. 

Das 530.000 propriedades agrícolas locais, menos de 4% são classificadas como “grandes”, ou seja, capazes de produzir milho ou soja, que o senhor Macron acusou de culpadas pela degradação ambiental na floresta. 

Vale fazer um adendo de que a soja produzida na Amazônia é livre de desmatamento desde 2008. Sim, neste ano completam-se 13 anos da Moratória da Soja. A Moratória, iniciativa ampla e internacionalmente reconhecida, monitora, identifica e bloqueia a aquisição de soja produzida em áreas desmatadas, garantindo risco zero do envio de soja da área para mercados externos. 

Também é necessário ressaltar que o Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo. Sim, do mundo, senhor Macron. Abastecemos mais de 50 países com grãos, farelo e óleo. E, adivinha? A França é um dos países que mais compram nosso farelo. 

Além disso, nós detemos domínio tecnológico para dobrar a atual produção com sustentabilidade. Isso significa dizer que nossa produção pode aumentar – e muito – sem a necessidade de abrir mais áreas. 

Conseguimos isso com base em estudos, pesquisas e prática no campo. Nossa produção tem algo chamado controle de origem. Nós temos seriedade e compromisso não apenas com nossos produtores, com o povo brasileiro como um todo, mas também com os países que compram nossos produtos. 

Não chegamos neste patamar por acaso. Chegamos, sim, ao custo de muito suor e sangue de nossa gente. Lamento que este texto talvez não alcance o senhor presidente Emmanuel Macron. Mas deixo aqui registrado o convite para conhecer e entender nossa realidade. Quem sabe a partir de então o senhor possa parar de mostrar desconhecimento e ignorância, uma visão que é secular e já passou da hora de mudar. 

Nelson Barbudo é deputado federal por Mato Grosso.

 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • VARZEANO MATO GROSSO

    Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 09h08
  • SÓ FAÇO UMA PERGUNTINHA AO DEPUTADO DE UMA MANDATO SÓ: NELSON, O QUE ADIANTA TER LEIS RÍGIDAS, SE O TEU MITO FAZ TODOS OS DIAS ATRAVÉS DE SUAS FALAS E SEU MINISTRO DO MEIO AMBIENTE O LUNÁTICO E ADESTRADO RICARDO SALES, TUDO PAR A SABOTAR AS LEIS? NÃO PRECISA NEM PERDER SEU TEMPO EM RESPONDER POR QUE VC NEM SABE LER MESMO, POR QUE AS AÇÕES E ATOS DESTE SEU GOVERNANTE CABEÇA DE BANANA, DIZEM POR SI! ENTÃO CONFIRMO O BRASIL NÃO PRECISA DE LEIS, LEIS TEMOS E MUITAS, O QUE PRECISA É DE SERIEDADE NO TRATAMENTO DA COISA PUBLICA! O QUE NÃO HÁ NESTE GOVERNO MENTIROSO E QUE SÓ FALA ASNEIRA! TRABALHAM DIA E NOITE PAR A SABOTAR O POVO BRASILEIRO, E AI ME VEM VOCÊ COM ESCREVER ESTA BOBOZEIRA, SE É QUE FOI VOCÊ QUE ESCREVEU! DIGO NOVAMENTE: OS ATOS E AÇÕES DIZEM PARA QUEM ESTE GOVERNO ESTÁ A SERVIÇO, NÃO É PARA O POVO BRASILEIRO! SOMENTE PARA INTERESSES, PESSOAIS IDEOLÓGICOS E DE SEUS APOIADORES! NOS ENVERGONHAM TODOS OS DIAS, PARA ISTO BASTA ABRIR A BOCA, VOCÊ E SEU MITOS E SEGUIDORES, LUNÁTICOS!
    3
    0



  • Dona Mirtes - Pedregal

    Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 17h34
  • Eles não sabem o tanto de pulgas que deve esconder essa sua barba, seu velho babão do bolsoasno, DEPUTADO DE UM MANDATO SÓ!
    9
    0



  • Lu?s

    Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 12h21
  • Esse sujeito É o cúmulo do ridículo. Será que em sua cabeça mentirosa e analfabeta, ele acredita realmente que Macron, Presidente da França, irá ler algo que esse sujeito assinou? Por que ele não escreveu nada disso. Não tem competência nem conhecimento para escrever uma linha. dizer que o Brasil tem Leis rígidas sobre desmatamento ???? Mentira tem pernas curtas.
    12
    0



  • carlos a lmeida c nt

    Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 11h50
  • Quem não sabe nada e voce, deputado de um mandato SÓ. VOCE É PUXA SACO. BOLSOMINIO VAI LEVAR UM LAVADA NA PROXIMA ELEICÃO, NÃO VIA NEM A VEREADOR EM ALTO TAQUARI-MT.
    13
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet