No segundo domingo de maio, comemora-se o dia das mães, falar das mães para mim é motivo de orgulho e satisfação, pelo fato de termos sidos fecundados, gerados, nascidos e criados por elas.
A palavra mãe tem um significado especial para todos nós, apesar de se tratar de uma palavra pequena, porém com um significado infinito, pois, quer dizer: amor, dedicação, renúncia a si própria para favorecer seus rebentos, propiciado por uma força e sabedoria infinita.
Ser mãe, não é apenas dar à luz, e sim participar da vida dos seus frutos gerados ou criados, de forma intensa e decisiva.
Todos os anos, quando se comemora o dia das mães, sempre escrevo algumas linhas, parabenizando e externando meus profundos sentimentos de cordialidade, a todas as mães do Brasil.
Nas edições anteriores, sempre fiz questão de homenagear mães anônimas, na última homenageei singelamente a minha tia mãe, Rosalina Pereira Leite, por quem tenho maior carinho, apreço e amor.
Desta feita, por questão de justiça, apreço e carinho a pessoa escolhida por mim a ser homenageada, tem um peso sem igual perante às causas sociais do nosso Estado.
Mesmo não a conhecendo pessoalmente, nutro por ela, uma simpatia e admiração sem igual, pelo trabalho hercúleo desenvolvido à frente do social, sem querer aparecer, e muito menos projetar-se.
Neste momento não estarei me reportando a figura de uma primeira-dama, e sim, à pessoa humana, dedicada às causas sociais. Reporto-me, a senhora Virginia Mendes.
A mesma, não ocupa função pública na gestão do seu marido, o governador Mauro Mendes, a mesma articula de forma voluntária as decisões e conduções das ações e programas sociais do Governo do Estado.
Vamos elencar, apenas uma parte dos programas, campanhas e trabalhos por ela desenvolvidos; como a campanha Vem ser Mais Solidário, o programa Aconchego, o Ser Família e o Infância Feliz, que estão beneficiando milhares de famílias em todas as regiões do Estado.
Entre todos os seus trabalhos sociais de relevância, para mim dois se destacam.
O Vem ser Mais Solidário, e o programa Aconchego, que atuam na linha de frete, levando as populações mais carentes da capital um mínimo de conforto.
Nos quais, muitos deles contou com a participação do deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL), que também, atua de forma incisiva, visando levar às populações mais carentes da periferia, um mínimo de conforto e alimentação aos mesmos.
Como acompanho seu trabalho pari passu, entre todas as ações por ela desenvolvidas, uma tem para mim, destaque especial, a entrega do sopão, das cestas básicas, e cobertores.
E o que é mais importante nesse processo; no passado, apesar de a mesma ter sido acometida por uma doença gravíssima e diante desta pandemia mortal, mesmo assim, ela em muitas ocasiões esteve à frente na distribuição do sopão in loco, fazendo não apenas a entrega, como também estava abraçada com pessoas humildes tirando fotos e participando ativamente do processo.
Esses projetos já atenderam aproximadamente 2 milhões de pessoas, desde que iniciou, em abril de 2020.
Parabéns Virginia Mendes, pelo seu merecido dia.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo