Opinião Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015, 08h:34 | Atualizado:

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015, 08h:34 | Atualizado:

Fábio Garcia

Novo pronto-socorro, novo conceito de saúde

 

Fábio Garcia

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

fabio-garcia.jpg

 

O lançamento das obras do novo hospital e pronto-socorro de Cuiabá é um marco histórico para Mato Grosso. Falo sem medo de errar, pois, trata-se da concretização de um dos mais desafiadores e importantes compromissos políticos dos últimos anos: construir um complexo físico que atenda com eficiência e de forma humanizada aos casos de urgência e emergência de saúde do nosso Estado. 

O início das obras do hospital é o exemplo claro de que é possível consolidar grandes ações quando o poder público é comprometido. E quando falo isso, volto ao final dos anos 1970, quando meu tio, à época o prefeito Rodrigues Palma, também lançou mão do espírito visionário e iniciou o projeto do primeiro prédio do pronto-socorro, que foi inaugurado em novembro de 1982 – quando ele não era mais prefeito. 

Por muitos anos, aquele prédio foi referência e salvou milhares de vidas mato-grossenses. É importante lembrar que em 1982, Cuiabá tinha uma população de pouco mais de 222 mil habitantes e a do Estado era de 1,1 milhão. À época, o pronto-socorro de Cuiabá atendia entre mil e 1.500 pessoas por mês. 

Hoje, com uma população três vezes maior no Estado, o mesmo prédio do pronto-socorro atende cerca de seis mil pessoas por mês. Foram necessários coragem e empreendedorismo para tomar a decisão de se construir este novo empreendimento. 

A população ganha uma obra arrojada e moderna e que já é considerada a mais importante na área de Saúde dos últimos 33 anos. O novo hospital e pronto-socorro de Cuiabá será construído em uma área de sete hectares, contará com 315 leitos, sendo 60 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI). 

Um projeto do qual tenho orgulho de ter participado. Isto, enquanto secretário de governo de Cuiabá, em 2013 e 2014. Eu coordenava a equipe de projetos e procuramos o melhor modelo; humanizado e à frente do nosso tempo. 

E, agora, como deputado federal, vou continuar participando: 50% das minhas emendas parlamentares deste ano serão destinadas para esta obra – orçada em R$ 79,6 milhões. Os outros 50% das emendas também vão ser aplicados na saúde em diversos municípios do estado. 

Não vou medir esforços para garantir atendimento de saúde de qualidade para todos os mato-grossenses. Afinal, a saúde não espera. 

* FABIO PAULINO GARCIA é deputado federal pelo PSB-MT 

 





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Alexandre

    Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015, 20h30
  • E o nosso Aeroporto Deputado, peça ao seu pai para terminá-lo.
    0
    0



  • Dra. Mara Mancinni

    Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015, 12h41
  • Olha, não vou nem comentar porque nem vou perder tempo em ler, mas assino embaixo tudo que a Silvana Loureiro falou. Sou da area da saúde com especialização na USP.
    4
    0



  • Silvana Loureiro

    Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015, 09h53
  • Chego a ficar arrepiado de descrente com o futuro do Brasil. Ler uma asneira dessa de um rapaz novo, com curso superior e deputado federal é de se desesperar. Conceito de saúde não tem nada ver com prédio fisico, conceito é valorização e capacitação da equipe multi disciplinar, escola permanente de aperfeiçoamento, investimento pesado em saúde preventiva e fortalecimento do SUS. Pensar que novo pronto socorro é um novo conceito em saúde enquanto nem as policlinicas e UPA's funcionam é uma estupidez sem tamanho. O jovem deputado poderia tirar um tempinho e ao invés de jogar video game vá trocar uma idieia com o DR. Julio Muller, tenho certeza que seu pai, o Berinho, da engeglobal, consegue agendar pra você.
    6
    0









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet