22 de Outubro de 2019,

Opinião

A | A

Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 11h:07 | Atualizado:

Elizeu Nascimento

Prevenção é o melhor remédio

elizeu-artigo.jpg

 

Falar em saúde, sem antes pensarmos na prevenção, seria no mínimo um contrassenso, pois a prevenção continua sendo o melhor remédio. A prevenção sempre foi a melhor opção para uma vida saudável.

Partindo dessa premissa, na condição de deputado estadual, eleito pelo voto direto, no qual obtive 21.347 votos, correspondendo a (1,41%) dos votos válidos, eu, não poderia deixar de apresentar projetos de lei que favorecessem principalmente as pessoas mais humildes, os expropriados do capital.

Em função disso, apresentei a indicação de n° 3882/2019, tendo como objetivo, oferecer atendimento à população feminina na área da saúde.

Solicitando do governador Mauro Mendes (DEM), através da secretaria de Estado de Saúde (SES), a implantação de um consultório móvel intitulado de “Programa da Carreta Mamografia” para a detecção  precoce do câncer de mama, através de realização de exames em mulheres.Esta proposição apresentei na terça-feira, 3 de setembro.

Este tema em questão é realmente preocupante, uma vez que, através de dados compilados, através da Secretaria de Estado de Saúde, segundo a qual, o câncer de mama, é a principal causa de morte na população feminina mundial, representa 27,5% do total de casos da doença em mulheres e é o mais incidente entre elas - seguido do câncer de colo de útero e do reto.

Em Mato Grosso, o maior número de óbitos é na região da Baixada Cuiabana, seguida do sul mato-grossense e Teles Pires.

Caso, esta proposição seja atendida, a carreta, equipada com consultórios, oferecerá exames de mamografia grátis, sem necessidade de pedido de médico, para mulheres entre 50 e 69 anos.

Os atendimentos serão extensivos a mulheres mais jovens, neste caso, será obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do sistema Único de Saúde (SUS), o pedido poderá ser tanto pela rede pública, quanto particular.

Esta indicação tem como objetivo final, ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia, e com isso, poder prevenir dessa doença que mais mata mulher no mundo.

Há um ditado popular que diz “é melhor prevenir do que remediar”, ao pé da letra, a frase chama atenção par importância da prevenção quando tratamos de saúde, atitude aconselhada por boa parte dos profissionais, ligados à medicina.

Em dado momento do meu texto, me tornei redundante com o tema em questão, pois é melhor ser redundante do que omisso; pois fui eleito pela população, para legislar em prol dos menos favorecidos pela sorte, principalmente, pelo fato de eu ter nascido no seio de uma família humilde, sei o quanto essa indicação caso seja aprovada, irá favorecer as famílias carentes.

O cair é do homem, o levantar é de  Deus!   

*Elizeu Nascimento é deputado estadual pelo DC

 

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Silvio dias | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 16h57
    3
    1

    PARABÉNS deputado pela luta em favor das pessoas menos favorecida, então o justo ficará de pé, com grande confiança, na presença dos que o oprimiram desprezaram seus sofrimentos.

  • João | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 12h06
    4
    2

    Bacana deputado, sei que é dificil minimizar o problema da saude publica em nosso estado, porém iniciativa como essa, atraves de indicação caso aprovada irá beneficiar familias pobres, o povo quer isso efetividade.

  • Faça~me o favor! | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 12h00
    3
    4

    Pura demagogia para iludir os menos esclarecidos, povo igaul a ele mesmo.. Indicação e B....... e M...... é a mesma coisa! O Governo só faz se quiser, sem nenhuma participação do "parlamentar". E esse cidadão é ridículo, sem condição alguma de ser deputado, ou algo que o pareça, mal educado, com péssimo nível de trato psicossocial e intelectual. Ele não consegue escrever nada, muito menos algo inteligível. com princípio, meio e fim. Ah, façam-me o favor de não cometer esse desrespeito aos leitores, ao insinuarem que essa figura escreveu algum artigo. Sujeito asqueroso, fora de parâmetro, gumitável!

  • Jorge | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 11h53
    4
    2

    Valeu deputado, precisamos de pessoas que vieram da base, sabe e conhece a dor e sofrimento das pessoas humildes principamente quem mor em, bairros distantes do centro, só quem vive na periferia sabe como é dificil fazer qualquer tipo de exame, imagina mamografia

  • Cuiabano | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 11h48
    4
    2

    Parabéns deputado, excelente artigo, a proposiçao é excelente e de alcance social inimaginavel, agora resta torcer para que se efetive, precisamos de políticos da sua magnitude, sem,pre lutando pelos mais humildes.

  • marcelo | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 11h37
    3
    2

    e isso ai deputado parabéns pelo trabalho a prevenção e sim o melhor remédio sim o senhor esta de parabéns esta sim preocupado com população mais carentes

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS