04 de Abril de 2020,

Opinião

A | A

Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 10h:37 | Atualizado:

Gonçalo de Barros Neto

Um sonhador!!!

goncalo-antunes.jpg

 

Para o imperador Marco Aurélio, a realidade é moldada pela percepção de cada um. Assim, a verdade subjacente a cada fato é, essencialmente, uma particular forma de o assimilar. 

Entendo não haver dúvida quanto à assertiva lançado pelo pensador romano. Existem muitas variáveis a considerar no momento da apreensão do objeto cognoscível. Cultura, inteligência, ideologia, religião, experiência, oportunidade, ambiente, são apenas algumas. 

Dessas citadas variáveis, pode-se destacar duas que, penso, seriam mais influenciadoras nesse processo todo – a cultura e a ideologia. É fácil chegar a essa conclusão, basta observar as redes sociais e as ‘manifestações políticas’ ultimamente.

Sim, o que menos importa é a verdade que se extrai dos fatos. O que mais importa é o sentimento ideológico e a moldura que se coloca na verdade, com maior ou menor ênfase de acordo com o grau cultural de cada ‘opinante’. 

As ‘fake news’ andam descarrilhadas, já não se tem como dimensionar o propósito até da mentira. São lançadas diariamente, replicadas a gosto partidário. 

O clássico embate sociológico tendo Marx e Durkheim de um lado e Max Weber de outro, sobre a modernidade, pendeu, indubitavelmente, para este último nos dias atuais. Os primeiros viam na modernidade ‘o lado da oportunidade’. Apesar de considerarem a era moderna (a objeção serve para a pós modernidade, considerando os que acreditam na chegada dela) como turbulenta, acreditavam que também trazia possibilidades benéficas para o ser humano.  

O pensamento de Weber foi em sentido contrário. Via o mundo moderno de forma pessimista e paradoxal, em que o progresso material era obtido apenas à custa de uma expansão da burocracia que esmagava a criatividade e a autonomia individual (por Giddens, As Consequências da Modernidade, UNESP).

Realmente, quão paradoxal tem sido ‘as opiniões’ de internautas da web. Parece até que os idiotas ganharam espaço e passaram a ter voz (Umberto Eco)! Não há autonomia individual, de reflexão e pensamento crítico. As frases são lançadas de qualquer jeito, é um ‘apedrejamento de palavras’, Maria Madalena não seria salva. 

Para onde anda a criatividade, a conexão das ideias com a verdade? Para onde?

No Breve Tratado, Espinosa pergunta e esclarece: ‘qual a vantagem tem um com sua verdade e qual prejuízo tem o outro com sua falsidade? ... a verdade se faz clara pela verdade, isto é, por si mesma, mas a falsidade nunca é revelada ou indicada por si mesma... quem sonha pode pensar que está desperto; porém quem está desperto jamais pode pensar que sonha’ (Cap. XV). 

Se sonha acordado, sonha fundamentado na cultura e ideologia; se sonha dormindo, enxerga a consciência e a inconsciência, boa ou má. Mas se sonha desarmado e atento, sonha amparado em tudo que a verdade lhe possa ensinar e, principalmente, desmistificar.  

É por aí...

GONÇALO ANTUNES DE BARROS NETO é graduado em Filosofia e Direito pela UFMT e escreve aos domingos em A Gazeta. 

 

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Suany Filho | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 22h11
    2
    0

    Caro Roberto Carlos Braga!! Até parece que você não prestou atenção no conteúdo do artigo, que fala justamente sobre internautas com comentários como esse seu! Só a título de ilustração como dizia Umberto Eco: Quão paradoxal tem sido as opiniões dos internautas na web. Parece até que idiotas ganharam espaço e passaram a ter voz!! Como diz o ilustre autor do artigo:: É por aí...

  • Roberto Carlos Braga | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 12h55
    2
    2

    PORQUE O ARTICULISTA NÃO SE APRESENTA COMO JUIZ, QUE É? CERTAMENTE TEME SER COBRADO POR ISSO, PELO SALÁRIO MILIONÁRIO, AUXILIO MORADIA, AUXILIO LIVROS, AUXILIO ALIMENTAÇÃO, SAÚDE, ETC...QUE DEVE LEVAR A RENDA PRA PERTO DE 100 MIL MENSAIS....ESSAS IMORALIDADES TODAS, PERFEITAMENTE LEGALIZADAS PELO JUDICIÁRIO EM CONLUIO COM A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

  • Fabio | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 12h02
    2
    0

    Concordo com o Sr Mestre. Pela formação acadêmica fez uma poesia linda. Culturalmente falando o Sr deve estar ciente que precisaríamos como criaturas mais desenvolvidas no mundo animal por termos ainda um cérebro inacessível por outrens em mais de 95% sendo otimista. Culturalmente, mentalmente e outras mentes a maioria global não chegou nem ao 3 nível de evolução sendo assim a massa está sim apenas no 1 degrau o do ego, também chamado Matrix. Quem não sair urgente e se permitir ficará mesmo poetimando e jamais tomará posse sequer daonde veio tão pouco para onde tem que ir. O grande barato é que tudo é onda (energia) até mesmo uma pedra jamais é igual a outra e nem fica parada no espaço. Tudo muda constantemente. Levando apenas em consideração a Leo de Newton. Ação e Reacção. Claro que já estamos mais avançados e a luz de cada ser tem estado em continuo crescimento o que só nos permite vivermos outros tempos desde o ano passado. O portal está aberto. Que cada um faça bom uso do seu livre arbítrio e sacadas universais. Pertinente discursao em tempos.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS