Agentes penitenciários de quatro unidades da Grande Cuiabá começaram nesta semana o curso de realinhamento em práticas operacionais. A capacitação é coordenada pela Diretoria de Ensino Penitenciário, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
São 38 agentes do Centro de Ressocialização de Cuiabá, Penitenciária Ana Maria do Couto, Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas e da cadeia de Chapada dos Guimarães. Dois policiais da Rotam também participam desta turma do curso.
O diretor de Ensino Penitenciário, Anderson Santana, explica que a capacitação inclui disciplinas teóricas e práticas de instruções de comboio e escolta, legislação para uso da função armada, armamento e tiro, técnicas de contenção e adentramento em recintos carcerários, habilitação em pistola e espingarda calibre 12, algemamento e condução de reeducando. Numa parceria com a OAB-MT, os agentes passaram a ter também noções de direitos humanos.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, pontua que a capacitação constante dos servidores é fundamental para execução do trabalho diário de forma correta e segura. “Conforme capacidade financeira da secretaria, faremos o possível para ofertar qualificação aos servidores, buscando atualizá-los em conformidade com a legislação e técnicas existentes para o Sistema Penitenciário”.