“Você me abandonou pela segunda vez”. Foi assim que Gustavo Benedito Junior, de 18 anos, se sentiu após o pai, agora ex-gerente de Transportes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (Seciteci), Benedito Anunciação de Santana, de 40 anos, negar envolvimento na morte de Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos, sua enteada, durante depoimento à Polícia Civil.
A informação é do delegado Guilherme Bertoli, da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Automóveis de Cuiabá (Derfva). Gustavo, o pai, e dois adolescentes foram presos pelo assassinato de Heloysa na noite desta terça-feira (22).
Ela foi estrangulada com um fio de carregador de telefone celular por trás. Ela e a mãe foram vítimas de criminosos que invadiram a residência, no bairro Morada do Ouro, para simular um roubo e fizeram a família refém.
Depois, fugiram levando um carro modelo HB20 e a jovem. Apenas Gustavo e o menor identificado pelas iniciais de J.L, demonstraram arrependimento.
O segundo adolescente apreendido, identificado como J.V, ainda será ouvido. “Em relação ao Gustavo, que é o filho do Benedito e o adolescente infrator, eles de imediato confessaram, demonstraram arrependimento, inclusive o Gustavo teve um contato com o pai e falou pro pai, ‘é a segunda vez que o senhor está me abandonando, eu fiz uma coisa a pedido do senhor e você está me abandonando pela segunda vez’, porque ele esperava que o pai realmente reconhecesse e apontasse e assumisse a participação dele no crime”, disse o delegado.
Câmeras do Vigia Mais MT identificaram que o veículo seguiu para o Bairro Ribeirão do Lipa, onde as buscas foram intensificadas pelas equipes do 3º e 10º Batalhão da Polícia Militar, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O corpo da adolescente foi encontrado coberto por um lençol, dentro de um poço na região. Ela estava com as pernas e mãos amarradas.
"Católico ferrenho", pelo menos nas publicações em suas redes sociais, Benedito negou envolvimento com o crime. Contudo, Bertoli afirmou que a confissão dele não é necessária devido às evidências e provas já colhidas, além dos depoimentos de outros suspeitos. “Ele nega, mas a negativa dele dentro dos autos, ele confessando [ou não] é irrelevante, porque todas as informações produzidas apontam para a atuação concreta dele”, explicou.
Ainda conforme o delegado, os dois adolescentes e o próprio Benedito tinham passagens criminais. O ex-servidor estadual por violência doméstica contra uma ex-companheira. “Um dos adolescentes infratores tem um ato infracional, mas sem maior gravidade. O Benedito tem a questão de violência doméstica já anteriormente e em relação ao último adolescente tem um furto. Tanto o Gustavo quanto o adolescente infrator estavam arrependidos porque eles nunca tinham praticado um crime de tanta crueldade. Então eles demonstraram realmente um arrependimento”, afirmou Guilherme Bertoli.
Eliane
Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025, 11h29Zé bala
Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025, 11h01Mauro
Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025, 21h07Eler
Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025, 19h57Eder
Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025, 19h37