Polícia Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 14h:10 | Atualizado:

Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 14h:10 | Atualizado:

GUERRA

Associação de PMs aciona Corregedoria da PC contra delegado

Delegado não encontrou arma de PM no lugar do crime e reclamou

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

edison pick, laudicerio.jpg

 

A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (ACS.PM/BM-MT) acionou a corregedoria da Polícia Civil e promete buscar o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) para que apure a conduta do delegado Edison Ricardo Pick, da Delegacia Especializad em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A associação repudia as acusações de que militares teriam alterado cena do feminicídio envolvendo o cabo da PM, Ricker Maximiano de Moraes, de 35 anos, que matou a esposa a tiros e fugiu levando dois filhos do casal. 

Após registro de ocorrência com o militar que agora está preso pelo feminicídio e é associado da ACS, a equipe policial foi comunicada pela irmã do militar que este havia seguido até a casa do pai. Segundo a associação, em nenhum momento a Polícia Militar “foi lá e mexeu retirou a arma de onde ele teria deixado”.

Na casa do pai do soldado, foi autorizada a entrada e varredura de Policias Militares, averiguando que Ricker não estava no local, mas material bélico e uma arma de fogo usada no crime, foi encontrada. A entidade relata que o material foi registrado em boletim e entregue à Polícia Civil, sendo o procedimento todo documentado como exige o protocolo.

Para o presidente da ACS, sargento Laudicério Machado, a conduta do delegado em acusar os agentes de alterarem a cena do crime causa estranheza. “Ao invés de estar no encalço de quem seria o suspeito, estava a autoridade policial a tentar demonizar uma instituição quase bicentenária, sob o escopo de esperar que lhe fosse apresentada a arma e quem a teria retirado da residência, como se ela já não estivesse sendo apresentada na delegacia especializada”, diz o militar.

De acordo com o presidente da associação, ao optar por imputar publicamente à Polícia Militar conduta irregular e, mais grave, insinuar possível obstrução de Justiça, o representado viola, não apenas esse dever, mas também os princípios da moralidade, da urbanidade e da impessoalidade que permeiam o serviço público.

Diante deste cenário e da conduta adotada pelo delegado, a Associação exige que as providências necessárias sejam tomadas. “A antecipação de juízo de valor por parte do delegado responsável pelas investigações, mediante declarações públicas, constitui conduta grave, especialmente quando se atribui, de forma direta ou indireta, responsabilidade antes de concluídas as apurações e formalizada qualquer acusação”, diz trecho do documento encaminhado à corregedoria da Polícia Civil e MP.





Postar um novo comentário





Comentários (15)

  • João Delgado

    Quarta-Feira, 28 de Maio de 2025, 08h04
  • Esse presidente não tem moral nenhuma para falar, quem deveria ter se pronunciado era o Comandante Geral, que tem competência para dizer algo e não um sargento que se acha!!! Esse rapaz está queimadíssimo na PM e está tentando levantar sua imagem usando mídia, mês passado ele deu entrevista falando da saúde mental dos militares, isso tudo é fachada, ele não trabalha pelos associados fica o tempo todo procurando alguém para perseguir, fez a live falando que a associação iria entrar com um pacotão de ações, até agora nada, só enrolação e ainda fazenda a PM passar vergonha quando ele da entrevista, presidente vai cuidar da sua vida, presidente vai cuidar da sua prestação de conta de 2023 que está suspensa na justiça, associados sejam inteligentes pelo amor de Deus, a prestação de conta de 2023 tem muita coisa errada, inclusive tem dinheiro malversado em festa matrimonial que foi feita na ACS. Parem de dar ibope para esse rapaz, ele usa a mídia para auto promoção, vamos lembrar do caso do Renato Nery a besteira que ele disse, policiais chegam de passar vergonha, vocês são maiores que isso é precisa ser representado e acorda para vida! Acordem!! E parabéns ao delegado existe uma cadeia de custódia e deve ser respeitada!
    1
    0



  • Tabata do Zero km

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 18h16
  • Por isso prefiro me casar com bombeiro meu amor. Além de serem valentes sabem como apagar meu fogo! Aí que delícia bjs
    2
    0



  • Dona Porfiria Aposentada

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 18h05
  • Por isso tenho medo da polícia. Eles não se entendem nem entre eles. Que horror!
    3
    1



  • Karla

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 18h02
  • Vou usar o comentário da Neide e falar o mesmo LOUCADEMIA DE PULIÇA
    3
    0



  • NEIDE

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 18h01
  • Olha que representa a associação e a PM...OLHA QUEM REPRESENTA, OLHA QUEM REPRESENTA A PM, OLHA QUEM REPRESENTA A PM. Não da pra defender mesmo KKKKKKKKKKK é a LOUCADEMIA DE PULIÇA
    1
    3



  • Pagador de impostos

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 17h40
  • A maioria desses delegadetes são militantes de esquerdas, são policiais de "papel"
    2
    3



  • Delegado

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 16h57
  • Fábio...para de comentar o que não sabe. Local de crime não é só imediato, nesse caso, onde estava o corpo da vítima, mas também o mediato, como por exemplo, todo o perímetro próximo onde o corpo foi encontrado. E mais, o RELACIONADO, ou seja, justamente o local em que a arma foi deixada, e que se fazia importante a perícia e o cumprimento das regras da cadeia de custódia. Portanto, o local de crime foi manipulado indevidamente, sim. Veja o CPP, é de graça, já deixei até "site" em outro comentário.
    17
    7



  • Cuiabano

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 15h48
  • Esse povo da PM se acha tá errado parabéns ao delegado tem que fala mesmo
    30
    14



  • Sou da Tropa

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 15h44
  • Esse Sargento aí, tem parar de ser exibido, andando de volvo, arranjando confusão no zero, vive com nariz sujo de farinha de trigo, e a polícia finge que não vê nada, mora em uma mansão no bairro jardim marajoara, é amigo de tal um de Domingos. Só vai no jornal para falar besteira
    34
    9



  • Carlos

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 15h43
  • Meu Deus, quanta falta de conhecimento jurídico, por mais que seja apenas um PM, deveria saber o básico.
    28
    7



  • Fábio

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 15h38
  • Manipularam o local do crime como assim? O crime ocorreu em uma casa no bairro praeirinho. O vagabundo covarde deixou a arma na casa dos pais em outro bairro distante do local só crime. O local do crime foi preservado para a perícia. A PM pegou a arma na casa do pai do safado. Agora o delegado deu entrevista dizendo que a PM mais uma vez alterou a cena do crime para favorecer o assassino. Favorecer em que? Já sabiam quem era o autor do homicídio, que o mesmo foragiu em um veículo de cor branca modelo fox com duas crianças. Quando o repórter pergunta para o delegado quem pegou a arma, ele responde: Não sei. Será que o delegado estava em seus dias normais? Pois deixa claro sua postura arrogante, prepotente em querer atribuir responsabilidade na instituição Polícia Militar. Viajo em missão nos interiores do estado, e vejo bom relacionamento entre a PM X PC. Só aqui na capital que vejo essa rixa. O crime organizado agradece!
    14
    21



  • Pedro

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 15h32
  • Meus Deus, com um cara desse, desprovido de conhecimento jurídico e procedimentos policiais, sem conhecimento alguma sobre cadeia de custódia é representante de uma associação? Antes não ter falado nada.
    26
    7



  • Rodrigo

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 15h07
  • Esse sargento não aquele mesmo que esses dias alterou e bateu em uma mulher numa festa? De corregedoria ele entende kkkkkkk
    29
    4



  • Joao Cuiabano

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 14h52
  • O delegado está correto, de alguma forma tentaram dificultar a investigação, a PM é muito corporativista e esse assanino nao deveria estar armado por já ter pessima conduta, isso mancha a imagem da PM, policial desequilibrado tem que fazer serviço interno até que se decida pela sua exclusao ou aposentadoria.
    27
    6



  • Delegado

    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025, 14h42
  • Sargento sabe que estão errados. Não tinha que entregar nada na delegacia.Era pra ter acionado a PC e a Politec para perícia no local de crime relacionado. Arrebentaram a cadeia de custódia. Ponto para o criminoso. E quem deve estar na corregedoria são os PM que manipularam indevidamente o local de crime. Tem o CPP em versão digital no site www.planalto.gov.br. Vale a leitura, sargento...mas, claro, quer mostrar serviço para os seus associados.
    51
    17











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet