Preso na Operação Pelos Ares, deflagrada nesta quinta-feira (28) pela Polícia Federal, Valmir Raimundo Xavier de Oliveira já foi detido pelo mesmo crime em 2010 no Rio Grande do Norte. Além dele, outro mandado de prisão também foi cumprido contra o empresário e produtor agrícola, Mateus Ricardo Vecchiato.
A operação tem o objetivo reprimir o tráfico internacional de drogas feito com a utilização de aeronaves na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Valmir foi preso em 2010 na Operação Re-Volver, da Polícia Civil pelo tráfico interestadual de drogas.
Na ocasião, ele estava foragido e teve o mandado de prisão cumprido em uma pousada localizada em uma paradisíaca praia de Natal, no Rio Grande do Norte. Cinco anos depois, ele foi preso pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) suspeito de liderar uma quadrilha especializada em roubos e furtos de defensivos agrícolas em Mato Grosso.
A operação culminou na prisão de 14 funcionários de uma empresa de transporte, que simulava roubos para desviar carga da empresa que trabalhava. Parte de uma carga foi recuperada em Campo Novo dos Parecis, cidade onde Mateus Ricardo Vecchiato possui uma empresa de comércio de matérias-primas agrícolas e animais vivos.
Veccchiato também foi alvo na operação da Polícia Federal nesta quinta-feira. A ação visa desarticular a associação atuante no tráfico internacional de drogas com a prisão dos principais líderes e a sua descapitalização através da apreensão de bens obtidos com os lucros da atividade criminosa e utilizados na lavagem de dinheiro.
Ao todo, 80 policiais cumpriram nesta manhã dois mandados de prisão preventiva, 22 mandados de busca e apreensão e ordem de sequestro de bens imóveis, móveis e valores, expedidos pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso, nas cidades de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Peixoto de Azevedo, Sorriso e Cuiabá. Na ação, também foram apreendidos relógios da marca Rolex, joias e veículos como de luxo um Mercedes Benz, uma caminhonete Dodge Ram, uma BMW e um Jeep Compass. Além disso, a PF também cumpriu mandados em Curitiba (PR), Alvorada (RS) e Conceição das Alagoas (MG).