Desde o início deste ano já foram registrados 433 acidentes nas ruas e avenidas de Cuiabá envolvendo motocicletas, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SES). No ano passado, o número de acidente foi de 2.506, entre batidas e atropelamentos, com ou sem gravidade.
Além disso, o levantamento aponta que ao menos 3.665 pessoas deram entrada no pronto-Socorro municipal da capital, entre os meses de janeiro e março, com algum tipo de fratura provocada por acidentes de moto. A quantidade representa uma média de dez vítimas por dia, sendo atendidas na unidade. De acordo com o hospital, o número também representa 80% dos atendimentos de urgência no local, sendo que as vítimas, em grande parte, têm até 35 anos.
onforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), atualmente há 90 mil motocicletas emplacadas trafegando em Cuiabá, o dobro do que havia há seis anos, segundo o órgão. A coordenadora de serviço de Educação no Trânsito do Detran, Haveny Metello Taques, concedeu orientações sobre como evitar as batidas.
“Antes de fazer a ultrapassagem, o condutor deve prestar muita atenção, fazer isso sempre pelo lado esquerdo, e verificar se a distância do outro veículo é compatível. Em caso de estar chovendo, o cuidado deverá ser redobrado. Além disso, não deve ficar trafegando entre as vias. O uso de roupas que protejam o corpo também é importante”, enfatizou a coordenadora.