Os deputados estaduais José Riva (PSD), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Pedro Satélite (PSD) se reuniram nesta quarta-feira (5), com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), prefeitos de Itanhangá, Tapurah, Ipiranga do Norte, e vereadores dos três municípios para buscar soluções para o assentamento P.A da região.
Em documento protocolado ao superintendente regional do Incra em Mato Grosso, Valdir Barranco, foi solicitada a vistoria lote a lote no P.A Itanhangá/Tapurah, para a homologação e titulação, além do pedido de providencias com relação a onda de denuncismo sobre os assentados.
A reunião ampliada foi realizada inicialmente no Incra e posteriormente no gabinete do deputado Riva, e teve como objetivo a solução para o problema da região, reiterada pelos prefeitos Luiz Eickhoff de Tapurah, Pedro Ferronato de Ipiranga do Norte e João Antônio Vieira de Itanhangá.
“Tem havido um processo de denuncismo, repleto de calúnias e injúrias, acerca de assentados do referido P.A, sem poupar sequer prefeitos, vereadores e munícipes. O clima instaurado é de tensão e, até mesmo, terror contra os denunciados, que tem qualquer ação colocada sob suspeita, e gerando, inclusive, investigações federais, que tem mostrado ser sem fundamento”, diz trecho do documento elaborado no encontro.
Também foi solicitado ao Incra, que sejam divulgados os nomes e documentos dos novos assentados em 14 lotes, além da certificação das peças técnicas decorrentes do georreferenciamento do P.A Itanhangá e Tapurah. “Entre os pedidos, consta a solicitação de audiência com a presidência do Incra, em Brasília, para discussão desses problemas, com a presença de representantes da Assembleia Legislativa, prefeitos, vereadores e comissão de assentados”, explicou o deputado Riva.
Estiveram na reunião em Cuiabá, os vereadores de Itanhangá Elza Maria Moura, Janaína Cruz, Silvestre Caminski e Daniel Orzechovski, Jair Silvestre Padilha, Jocemar Krause; de Tapurah, Olendino Castelan e Odair Nunes; e de Ipiranga do Norte Pedro Pria; secretários municipais, presidentes de associações e mais de 30 assentados da região.